28
Jun
2017

As 7 melhores experiências para este verão em Ilhabela

19
dezembro, 2016
Dicas
2293
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Mergulho, esporte de aventura, cachoeira, trilha. Veja por que Ilhabela é o destino ideal pra suas férias de verão

Por Alessandra Stefani

Com o verão batendo à porta, o Ilhabela.com.br, em parceria com a Expedia Brasil, montou uma lista com 7 experiências incríveis pra você aproveitar a estação mais quente do ano numa das maiores ilhas do Brasil: Ilhabela.

A apenas 4h de carro de São Paulo, essa imensidão verde com 85% do território coberto por Mata Atlântica e água cristalina por todos os lados é a porta de entrada de um paraíso natural tanto pra quem quer relaxar quanto se aventurar, dentro e fora do mar.

Canoa Caiçara na Praia das Enchovas (Imagem: Wikimedia Commons/Adriano Perna)

Canoa Caiçara na Praia das Enchovas (Imagem: Wikimedia Commons/Adriano Perna)

Confira 7 atividades que você pode fazer durante suas férias de verão em Ilhabela:

1

Mergulhe no mundo colorido da Ilha das Cabras

Mergulho em Ilhabela (Imagem: Narwhal Escola e Operadora de Mergulho)

Mergulho em Ilhabela
(Imagem: Narwhal Escola e Operadora de Mergulho)

O lugar é um santuário ecológico, protegido por lei. Em outras palavras: pesca proibida e vida marinha de sobra. Peixe-frade, Bodião, cardumes de Salema e uma infinidade de Sargentos são alguns dos peixes anfitriões dos mergulhadores. Muitos ficam em volta da estátua de Netuno, um coral artificial a uns 5m de profundidade. Quer mais? Ainda tem arraias e tartarugas que dão o ar da graça. Várias empresas oferecem mergulho, mesmo para quem não tem certificado e quer só conhecer o fundo do mar.

2

Faça da Mata Atlântica um parque de aventura ao ar livre

Área de lazer na Ilha da Aventura em Ilhabela (Imagem: Divulgação/Ilha da Aventura Eco Park)

Área de lazer na Ilha da Aventura em Ilhabela (Imagem: Divulgação/Ilha da Aventura Eco Park)

Imagine descer uma tirolesa que passa em cima de uma cachoeira. Ou então fazer uma “guerra” de paintball no meio da mata. E que tal escalar um paredão de 8m? A Ilha da Aventura Eco Park é um espaço em Ilhabela onde dá pra fazer tudo isso e mais ainda. São 50.000m² de área verde com mais de 20 atrações pra todas as idades: desde piscina de bolinhas e toboágua até arvorismo, slackline e trilhas. O ingresso dá direito às atividades mais básicas, as outras são compradas à parte. A opção combo vale a pena. Ah, e lá tem também praça de alimentação com food trucks. O espaço fica no bairro Água Branca, região central de Ilhabela.

3

Deixe o vento te levar num veleiro

Barco à vela (Imagem: Flickr/Randen Pederson)

Barco à vela (Imagem: Flickr/Randen Pederson)

Quer melhor lugar pra aprender a velejar do que na Capital Nacional da Vela? Ilhabela tem várias escolas náuticas que oferecem curso de vela oceânica, até para aqueles que não têm nenhuma experiência no assunto. Em apenas dois dias de aula, o iniciante sai velejando, com noções básicas de como usar bússola, GPS, ajustar vela e ancorar.

4

Refresque-se nas cachoeiras

Cachoeira do Veloso Ilhabela (Imagem: Wikimedia Commons/Italo Reis)

Cachoeira do Veloso Ilhabela (Imagem: Wikimedia Commons/Italo Reis)

Ilhabela tem tanta cachoeira que dizem que é possível visitar uma por dia, durante o ano inteiro, sem repetir nenhuma. Umas são de fácil acesso, como a da Toca, com “ducha natural” e até um “tobogã”. Ela fica pertinho da área urbana e dá pra chegar de carro. Outras, exigem caminhada, como a do Veloso, considerada por muita gente a mais linda da ilha. Ela tem 3 quedas e fica perto da praia de mesmo nome, no sul da Ilha. Depois de uns 35 minutos de trilha, já é possível admirar a água escorrendo por um paredão de mais de 50m. Pra chegar nas outras duas quedas, é preciso bem mais esforço.

5

Suba a bordo e desbrave águas transparentes

Passeio de lancha em Ilhabela (Imagem: Divulgação/ Ferrara Turismo)

Passeio de lancha em Ilhabela
(Imagem: Divulgação/ Ferrara Turismo)

Ilhabela tem mais de 40 praias e nem todas são acessíveis de carro. Em algumas, só se chega por mar mesmo. Pra essas, dá pra contratar o serviço das agências de turismo da cidade. Elas oferecem desde aluguel de lancha até passeio de escuna. O mais tradicional leva às praias da Fome e do Jabaquara. As duas são paradisíacas. A saída é o do Píer do Perequê e o passeio dura quase 7 horas, um dia todo de diversão.

6

Chegue ao topo do Baepi

Vista do Pico do Baepi (Imagem: Wikimedia Commons/Igorh84)

Vista do Pico do Baepi
(Imagem: Wikimedia Commons/Igorh84)

O Pico do Baepi não é o mais alto da ilha, mas que lá de cima dos seus 1.048m de altitude dá pra ter uma baita vista panorâmica do arquipélago, isso é inquestionável. São 7,4 km de trilha (ida e volta) e 6h de caminhada no meio da Mata Atlântica e encontro com um monte de aves pelo percurso. Por não ser uma das mais fáceis, a trilha não é autoguiada, mas é possível agendar o passeio com monitores do Parque Estadual Ilhabela. É de graça e é bom reservar com duas semanas de antecedência.

7

Embarque numa aventura off road de jipe

Passeio de Jipe (Imagem: Divulgação/Maremar Turismo - Paulo Stefani)

Passeio de Jipe
(Imagem: Divulgação/Maremar Turismo – Paulo Stefani)

Travessia de rio. Verde por todos os lados. Aves, geralmente vistas só no zoológico, voando livremente. Testemunhe tudo isso a bordo de um veículo 4X4, no meio do Parque Estadual Ilhabela, um espaço preservado de Mata Atlântica. São 22km de adrenalina numa estrada de terra que leva à Praia de Castelhanos, de água azul e que, vista de um mirante, tem o formato de um coração. Este é o passeio de jipe mais popular da ilha e é oferecido por várias agências de turismo, com a opção de voltar de lancha.

Confira também as dicas para uma viagem em família da Expedia Brasil.

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar.

aqui da pra colocar mais informações