28
Jun
2017
02
maio, 2016
Página
3977
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Ilhabela tem no turismo e ecoturismo a base de sua economia, especialmente durante a alta temporada – quando a população chega a ficar cinco vezes maior -, mas também ao longo do ano com diversos eventos realizados pela prefeitura e secretarias, atraindo visitantes durante todo o ano.

Um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, Ilhabela cumpre diversos pré-requisitos definidos por Lei Estadual, ganhando o direito de agregar junto ao seu nome o título de Estância Balneária e garantindo, ainda, uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Recentemente, por conta dos eventos esportivos realizados no Brasil, Ilhabela foi destaque como uma das 65 cidades indutoras de turismo do país, sendo recomendada aos turistas estrangeiros como destino de sol e mar do Estado de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014.

O guia Roteiros Paulistas explora diversos atributos de Ilhabela, e propõe roteiros que vão desde a passeios com a família em busca de descanso e diversão a beira mar até trilhas e desafios para os mais aventureiros e praticantes de esportes ao ar livre. Entre os destaques estão o Parque Estadual de Ilhabela; as praias de Castelhanos e Bonete (apontadas como algumas das mais belas do país); a Vila e alguns dos renomados restaurantes, com seus pratos da culinária contemporânea e à base de frutos do mar; e a rica vida marinha, que atrai mergulhadores de todo o Brasil para mergulhos coloridos entre a fauna, flora e naufrágios da ilha.

Ecoturismo e Patrimônio natural

A cada ano cresce o número de turistas, brasileiros e estrangeiros de todo o mundo, que vêm em busca, principalmente, das belezas naturais como praias, cachoeiras, trilhas, entre outras. Por isso Ilhabela é tão forte no Ecoturismo, segmento das atividades turísticas baseadas na relação sustentável com a natureza, comprometidas com a conservação e a educação ambiental (segundo o Ministério do Turismo). Ilhabela é perfeita para esse tipo de atividade, já que possui 73 praias, 14 ilhas, 365 cachoeiras e um conjunto montanhoso com 84% de mata atlântica preservada. Com tamanho patrimônio natural, existem diversos tipos de esportes e atividades que podem ser praticados na ilha.

Com uma orla de aproximadamente 130 km de extensão, Ilhabela possui uma das mais interessantes e acidentadas paisagens da região costeira brasileira, com os mais altos picos do litoral paulista, incluindo o Pico de São Sebastião (com 1.379 m de altitude), o Morro do Papagaio (com 1.307 m), e o Morro da Serraria (com 1.285 m). Para compor o cenário, são cerca de 360 cachoeiras registradas, embora cerca de 30 possam ser aproveitadas para banho. Estes são apenas alguns dos atrativos para os mais dispostos a encarar as diversas trilhas que a ilha oferece.

Tudo isso para que você possa curtir a natureza exuberante, se divertir e, ao mesmo tempo, relaxar com toda a família. Confira algumas opções e venha pra Ilhabela!

 

Cachoeiras - Ecoturismo IlhabelaCACHOEIRAS

Conheça cachoeiras de Ilhabela

Que tal um banho de cachoeira? Em Ilhabela, dá pra escolher uma cachoeira diferente para cada dia do ano, isso mesmo, são 365 cachoeiras em toda a ilha. A maioria fica no Parque Estadual de Ilhabela.

 

Trilhas - Ecoturismo IlhabelaTRILHAS

Conheça as trilhas de Ilhabela

Ilhabela tem diversas trilhas para quem curte trekking na natureza. A maior parte delas fica no Parque Estadual, onde é possível observar os pássaros e curtir a maior reserva de Mata Atlântica do planeta.

 

Parque Estadual de Ilhabela - EcoturismoPARQUE ESTADUAL

Conheça o Parque Estadual de Ilhabela

O Parque Estadual de Ilhabela reserva de Mata Atlântica que compreende cerca de 84% de Ilhabela. Uma floresta densa, onde pode ser observado a vida de todo ecossistema e seus recursos naturais.