Redes sociais

Publicidade

Renata Vanzetto - Chef do Marakuthai - Ilhabela

5 Experiências gastronômicas para viver em Ilhabela

Entre praias e natureza, a cidade também se destaca pela variedade e qualidade de sua gastronomia, que vai do simples petisco aos mais refinados bistrôs

Cercada de mar por todos os lados, Ilhabela é o destino perfeito para curtir praia, sol e atividades ao ar livre. Mas a cidade oferece outros atrativos para moradores, veranistas e turistas que visitam a ilha o ano todo. Entre eles, o destaque fica para a gastronomia, que oferece opções para todos os gostos e bolsos, com cardápios que apresentam desde os petiscos a beira-mar até sofisticados pratos da alta gastronomia, feitos por chefs premiados. Ainda não conhece esse lado da ilha? Então veja nossas dicas e viva experiências gastronômicas inesquecíveis nesse paraíso.

1- Vista para o mar

Praia do Perequê - Denios Praia - Ilhabela

Saborear um belo prato feito com um peixe fresquinho acompanhado por uma colorida salada e um molho especialmente preparado para complementar o sabor da refeição. Tudo isso em uma mesa estrategicamente posicionada em frente ao mar, que reflete a luz do sol e proporciona uma vista de tirar o fôlego. Deu pra imaginar? Ilhabela oferece diversas opções de quiosques e restaurantes com esse cenário e cardápios repletos de peixes e frutos do mar. Entre eles, destacamos o Denios Praia, no Perequê. Comandado pelo ilhabelense que dá nome ao quiosque, o local é um dos mais tradicionais da cidade, e traz toda a tradição caiçara para a mesa. O próprio Denios é quem encara a pescaria diariamente, para trazer o que há de mais fresco para o prato dos clientes.

2- Comida italiana

Pasta Del Capitano - Gastronomia em Ilhabela

Nem só de peixe vivem os restaurantes dessa cidade litorânea. A gastronomia de Ilhabela tem variedade e tradição, e conta com excelentes opções da culinária italiana. Destaque para dois grandes nomes desse segmento: Famiglia Manzoli e Pasta Del Capitano. O primeiro retrata as típicas cantinas italianas, com ambiente familiar, vista para o mar, e a tradição do casal de chefs Eliane e Vittorio Manzoli. Já o Capitano, tem charme e clima intimista, ideal para aquele jantar romântico à beira da lareira. Nos dois cardápios, diversas opções de massas frescas, carnes e acompanhamentos, sempre harmonizados com vinhos das melhores safras e origens.

3- Alta gastronomia

Renata Vanzetto - Chef do Marakuthai - Ilhabela

Para os apreciadores da alta gastronomia e de pratos cuidadosamente elaborados, Ilhabela tem cardápios assinados por chefs renomados. É o caso do Marakuthai, que tem como marca pratos que encantam pelo sabor e pela apresentação delicada, numa proposta bem-humorada de culinária da Chef Renata Vanzetto. A combinação rendeu importantes prêmios da crítica – como Melhor Restaurante Novo (2010 – Revista Época) e Melhor Restaurante Contemporâneo (2011 – Go Where) -, e Renata assina, ainda, o cardápio da cevicheria MeGusta, inaugurada há cerca de um ano em Ilhabela. Outra opção muito procurada pelos turistas é o Tróia, restaurante do DPNY Beach Hotel, onde a alta gastronomia e o cenário cinematográfico inspiram uma verdadeira experiência gastronômica. O cardápio brasileiro com um toque mediterrâneo-italiano do Chef Paulo Chiarastelli Paulin foi premiado diversas vezes pelo guia Quatro Rodas.

4- Café e Doces

Donnabella Comidaria

Depois do almoço, para matar aquela vontade de doce, vale uma visita ao Donnabella Empório e Comidaria. A experiência já começa na chegada, quando o visitante passa por um belo jardim para chegar até a casa que abriga a comidaria. Depois, é só escolher uma das deliciosas tortas ou doces feitos artesanalmente aqui em Ilhabela, sentar em uma das mesas na varanda e saborear junto com um café expresso. Na saída, não deixe de dar uma olhada na vitrine da rotisserie e escolher uma das massas ou pratos congelados para garantir o jantar. Outra dica para apreciar com calma é o Ponto das Letras, na Vila. A livraria tem um aconchegante café ao fundo, onde é possível folhear livros e revistas enquanto saboreia um dos trabalhados cappuccinos. Não deixe de provar o strudel de maçã, que é incrível e cai super bem em uma manhã de domingo.

5- Happy hour e petiscos

Bar SP - Gastronomia Ilhabela

Praia pede uma cervejinha gelada acompanhada de um bom petisco. Se você é apreciador da tradicional comida de boteco, não pode deixar de sentar em uma das mesas da calçada do Bar SP, localizado em uma das esquinas em frente ao pier da Vila. Além das porções, a casa oferece ainda a pizza na pedra, com massa crocante e perfeita para petiscar. Para aquela fome pré ou pós-balada, a dica é o Borrachudo Sanduicheria. Também na Vila, a especialidade são os lanches – quase 50 no cardápio – feitos artesanalmente com os mais variados ingredientes. Tem hamburguer tradicional, temperado com cerveja Guiness, vegetariano, de siri, entre outros. Para acompanhar, uma vasta carta de cervejas, com rótulos importados e diferentes sabores, como é o caso das de trigo e escuras.

Para conhecer outras opções de gastronomia em Ilhabela, visite www.ilhabela.com.br/gastronomia e viva de perto essa experiência!

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar