28
Jun
2017

Horário de Verão 2016

06
outubro, 2016
Notícias
683
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Ajuste seu relógio! O horário de verão este ano começa no dia 16 de outubro, não esqueça de adiantar seu relógio na madrugada de sábado (15) para domingo (16). Mas, você sabe para que serve o horário de verão?

Horário de Verão 2016 - Ilhabela (Horário de Verão - Pôr do Sol em Ilhabela (foto: Fernando Tomanik)

Quem aí gosta do Horário de Verão? Tem quem ame e quem odeie, o fato é que na madrugada do dia 15 (sábado) para 16 de outubro (domingo), devem adiantar o relógio em uma hora quem mora nos estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Claro que isso inclui nosso paraíso chamado Ilhabela.

Você sabe porque existe o horário de verão?

O Horário de Verão foi criado com a finalidade de economizar energia durante os meses mais quentes do ano. A medida foi adotada no Brasil pela primeira vez em 1931, e a teoria é que, com dias mais longos e mais tempo de luz natural, seja utilizado menos energia elétrica nessas regiões.

O Decreto 6.558, de 8 de setembro de 2008, determina que o Horário de Verão seja adotado “a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente”. Com isso, o Horário de Verão terminará a zero hora do dia 19 de fevereiro de 2017.

E existe economia real?

Segundo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), existe sim! No ano passado, a medida possibilitou uma economia de R$ 162 milhões. Para este ano, no entanto, a expectativa é um pouco menor. Ainda assim, estima-se que cerca de R$ 147,5 milhões sejam economizados por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda máxima de energia no horário de pico (entre 18h e 21h) deverá ser 3,7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,8% no Sul com a mudança de horário.

O que a gente sabe mesmo é que, com dias mais longos, dá pra aproveitar ainda mais a vida ao ar livre na nossa bela Ilha. Dá pra ficar até mais tarde na praia, tomar um banho de cachoeira depois do expediente ou, ainda, aproveitar a luz a mais para praticar esportes – vocação natural da nossa cidade. Então, nossa dica para o Horário de Verão é: em vez de sofrer, bora aproveitar!

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar.

aqui da pra colocar mais informações