Redes sociais

Publicidade

Mulheres abre

Mulheres ao mar

Mulheres abre

Renata Belotti e super time da Xavantes Alfa Instrumentos

Beleza, charme e resultados, o maior evento náutico da América Latina terá uma equipe 100% feminina nas regatas de 6 a 13 de julho

illa2 semanadevelailhabela

Limpando a casa

Pai, conseguimos! Compramos o veleiro! anunciam via facebook, Illa Tucci e seu companheiro Vitor Carneiro.
Há 5 anos atrás, sem caixa algum e com muita paixão, recebíamos outro anúncio, deles, desta vez pessoalmente: – Vamos migrar para Austrália e voltar um dia num veleiro… Desde muito jovem, Illa Tucci sempre pertenceu às grandes aventuras. Seu desejo de 15 anos? Pular de para-quedas. E de lá até a compra do veleiro, acompanhamos esta brava “menina”, escalando montanhas, correndo, nadando, trilhando, acampando, morando em vans, desbravando sertões, cruzando mares profundos, céus improváveis… Debruçada sobre mapas, cartas náuticas e quase de posse de sua certificação como velejadora, ela sorri, me olha com aqueles olhos azuis do mar e ensina: “- Paixão a gente não explica, se sente!

Todo mar é um.

mulheres semanadevelailhabela

A equipe feminina brasileira comandada pela Renata Belotti, traz consigo esta paixão, esta beleza de soltar os ventos no cabelo bem cuidado e sorriso apaixonado.

Durante a Semana de Vela de Ilhabela, vamos ter o privilégio de ver este time em ação. O time feminino tem experiência de sobra para brigar pelas primeiras posições. Além da timoneira Renata Bellotti, a equipe será formada por Fernanda Decnop (atual líder do ranking brasileiro de Laser Radial), Tatiana Ribeiro, Larissa Juk e Andrea Rogik. “A classe HPE demanda muita força física e uma tripulação feminina é obrigada a desenvolver outras aptidões, que superam em parte essa tal necessidade. Temos maior atenção nas variações de vento e correnteza, mais preocupação na regulagem fina do equipamento, o respeito pela função de cada uma sem interferência e, principalmente, o zelo pela harmonia e bem estar da tripulação”, diz Renata Bellotti, que não se esquece do famoso sexto sentido feminino.

Barbara semanadevelailhabela

Barbara Prommegger será timoneira no Barco Fram. Foto: Aline Bassi / Balaio

Integrante especial do Fram, um dos barcos na classe RGS, a austríaca Barbara Prommegger, de 40 anos, será a timoneira do time. “O nível da vela brasileira é muito alto. Na Europa, há mais barcos e velejadores, mas as pessoas, ou a maioria delas, encaram o esporte de outra maneira. No Brasil, como é um pouco mais difícil praticar a modalidade, os atletas são mais completos. É tudo mais especial”.

jazz semanadevelailhabela

Valéria Ravani comanda o Jazz, um veleiro campeão. Foto: Bombarco

Concorrente do Fram na mesma classe, o Jazz tem mais mulheres do que homens a bordo. “O importante é o entrosamento do time. Nossa equipe está cada vez melhor e a nossa alegria interna resulta em resultados no ano de 2013. Isto independe de sermos uma equipe feminina ou mista. Mas continuo prestigiando as mulheres que fazem parte da minha tripulação, pois acho que elas ainda têm menos espaço na vela de oceano”, atesta a comandante Valéria Ravani.

duplafeminina semanadevela

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, terceiro lugar ranking mundial. Foto: divulgação.

A vela olímpica brasileira também brilha com resultados internacionais, como o terceiro lugar do ranking mundial da dupla de 470 Fernanda Oliveira/Ana Barbachan. Outra parceria de sucesso e que também tem tudo para subir ao pódio nos Jogos do Rio, em 2016, é Martine Grael /Kahena Kunze, na 49erFX. Elas estão em segundo.

illa Tucci

-Illa, desce já daí. Vou contar pro seu pai!

Nossa torcida para todas as mulheres, que assim como a Illa, a Renata, a Valéria, a Bárbara, Fernanda e a Ana, nos ensinam, velejando, que as paixões são como os ventos que enfunam as velas dos barcos, que por vezes nos fazem naufragar, mas sem eles não poderiam singrar.

 

Rossane Costa

especial para Ilhabela.com.br

 

ONDE FICAR:
Confira a relação de hospedagem que o Ilhabela.com.br preparou para você
Casas em Ilhabela

TUDO SOBRE A SEMANA DE VELA DE ILHABELA

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar