A Cachoeira da Laje é, com certeza, um dos melhores lugares para se passar o dia em Ilhabela. Localizada dentro da Fazenda da Laje, ela pode ser uma parada para quem vai por trilha a pé para a Praia do Bonete, mas também pode ser um destino para quem quer passar o dia e visitar o restante da fazenda, que tem diversos atrativos.
Nesse caso, é cobrada uma pequena taxa para entrar na propriedade, o que garante uma infraestrutura com banheiros, camping e até mesmo uma venda com sucos, água e isotônicos para se hidratar após a trilha.
Ao chegar na cachoeira, atravesse uma pequena e charmosa ponte de madeira que leva até o outro lado. Aí é só descer um pouco mais a trilha e você já verá a entrada. Como toda cachoeira, é preciso muito cuidado, pois o piso de pedras é escorregadio. A cachoeira conta com um maravilhoso tobogã natural, onde é possível escorregar sentado e deitado, e finalizar com o banho em um enorme poço de água doce.
Dica: Leve muito repelente, pois lá geralmente existem muitos borrachudos (como em cachoeiras em geral). Temos algumas dicas para evita-los, clique aqui.
Como chegar na Cachoeira da Laje
Dirija sentido sul da ilha até chegar ao fim do asfalto. Siga pela estrada de terra até o final dela, onde terá uma porteira e estacionamento. Continue a pé pela trilha até avistar a placa da Fazenda da Laje. Siga pela trilha até encontrar a primeira cachoeira que cruza e divide o caminho da trilha. Cerca de uma hora de caminhada depois do estacionamento da Ponta da Sepituba, pela mesma trilha que leva ao Bonete, chega-se ao local.
Para acessar a cachoeira há uma incrível ponte suspensa onde muitas pessoas gostam de tirar fotos. Depois disso você encontra uma grande piscina e tobogãs na pedra que são os encantos naturais da cachoeira da Laje. A dificuldade da trilha é considerada média pois é bem aberta e pode ser auto-guiada, mas tem uma extensão de 5,1 km (ida e volta) com subidas íngremes que exigem certo preparo físico.