A Cachoeira do Veloso presenteia os visitantes com um dos lugares mais paradisíacos de Ilhabela. O rio se divide em uma área com vários paredões rochosos criando três quedas, cada uma com mais de 50 metros de altura.
A primeira queda possui uma trilha de nível fácil, com um percurso de aproximadamente 35 minutos de caminhada. Ela cai sobre um poço com cerca de 70 m² e 1,70 m de profundidade, permitindo alcançar com facilidade a parede da rocha, onde o visitante sobe alguns degraus naturais para sentar sob a ducha que desce do alto da montanha. Certamente um ótimo lugar para relaxar!
Para as outras duas quedas d´água da Cachoeira do Veloso a trilha é mais íngreme e difícil com um percurso de aproximadamente 40 minutos montanha acima, e em alguns trechos é necessário engatinhar segurando-se as raízes das árvores. Mas a natureza recompensa o esforço com a visão dessas duas grandes quedas, uma para baixo do rio, num precipício de 50m com uma linda vista do canal da Serra do Mar, no continente. Enquanto isso a segunda queda está para o alto do rio, revelando uma parede rochosa com mais de 50m, onde a água desce da montanha.
Como chegar à Cachoeira do Veloso
Partindo da praia do Veloso, segue-se por uma trilha que se inicia em uma área particular (o Camping do Sítio), com um percurso de 2,2 km (ida e volta). No início da caminhada onde é possível estacionar o carro, já dá pra avistar o paredão rochoso dessa queda mais alta, que fica logo abaixo da pedra do Rodamonte, no extremo sul da ilha.