Conheça as Cachoeiras da Trilha da Água Branca no Parque Estadual de Ilhabela
Os cinco poços formados pelas corredeiras do Ribeirão da Água Branca são os principais atrativos da Trilha da Água Branca, ou trilha das cachoeiras da Água Branca. Além dessas piscinas naturais, uma torre de observação de cerca de 10 metros de altura tem chamado a atenção de muitos interessados em observar e fotografar aves.
A trilha é para todas as idades, pois além de acesso fácil às primeira quedas, possui estrutura com sanitários, duchas e estacionamento, logo na entrada do Parque Estadual de Ilhabela. Portanto também é ideal para família com crianças.
Com cerca de 4 quilômetros (ida e volta) e autoguiada, ela possui alguns trechos com inclinações. A dificuldade varia conforme os atrativos, começando com nível leve e aumentando a cada poço, chegando ao nível intermediário. A trilha começa na guarita da Estrada de Castelhanos, em terreno plano ou com poucas inclinações até o Poço da Pedra – que é uma piscina natural ótima para banho, mas com trechos profundos.
O Poço da Escada, segundo na sequência, tem ao lado uma área de descanso com mesas para lanches. A partir desse ponto, a trilha fica mais estreita, com algumas pedras e terreno escorregadio a serem transpostos. No Poço da Ducha há uma queda d’água que, pela sua força, é mais indicada para contemplação do que para banhos. A torre de observação é o próximo atrativo. Do alto é possível ver um antigo bananal que atrai muitos animais, principalmente aves como o tucano-de-bico-verde, o tiê-sangue e o macuco. Caxinguelês (um tipo de esquilo) também são facilmente avistados na região.
Dulcineia Silva Oliveira
Lugar lindo maravilhoso Amo llhabela .
17 de março de 2022