O Parque Municipal das Cachoeiras de Ilhabela possui atualmente 441 mil m², com áreas que interligam os bairros da Água Branca e Barra Velha. No acesso principal, a cerca de 3km da Balsa, um portal de identificação na rua que leva a diversas cachoeiras da cidade.
Cachoeira da Água Branca
A maior cachoeira, à esquerda da subida, é a imponente Cachoeira da Água Branca, também conhecida como cachoeira da usina. Isso porque, no final da década de 1950, suas águas moviam as turbinas da hidrelétrica que gerou energia para Ilhabela. Com duas belas quedas, que chegam a 60 metros de altura, é considerada um dos cartões postais da Ilha, pois pode ser avistada à longa distância.
Devido ao seu piso escorregadio e fortes águas, não é permitido entrar. A visitação termina em um mirante, de onde é possível contemplar e fazer belas fotos. Atualmente, a antiga usina está sendo transformada em um museu, que conta um pouco da história de Ilhabela neste local, com a ajuda de guias que apontam dados históricos e curiosidades do local.