5 trilhas para iniciantes em Ilhabela
Selecionamos 5 trilhas de nível fácil a intermediário pra você descobrir cachoeiras e praias especiais em Ilhabela, muito além dos roteiros turísticos já conhecidos.
Colaborou PH Off Trips
Ilhabela é uma das maiores ilhas do Brasil e tem cerca de 84% de Mata Atlântica preservada. Imagine quantas belezas esse paraíso te reserva? São diversas trilhas, cachoeiras, praias isoladas, isso sem falar da riquíssima flora e fauna, com espécies únicas de animais.
Para lavar a alma, as cachoeiras são uma excelente opção. E aqui na ilha tem pra todos os gostos e níveis de dificuldade. Desde quedas imensas como a da Friagem, poços tranquilos como a Trilha da Água Branca, selvagens como a Couro de Boi, com tobogã natural como a Cachoeira da Laje e acessibilidade como a Toca. Há também trilhas pelas montanhas, como o Pico do Baepi (com 1048 metros de altitude) e que levam a praias paradisíacas, como o Bonete.
Pra se aventurar, é preciso observar o nível de dificuldade da trilha desejada. Para algumas delas, recomenda-se o acompanhamento de um guia ou monitor ambiental, que irá completar o passeio com muitas informações e curiosidades, além de trazer maior segurança durante o percurso. Para conhecer profissionais credenciados, você pode consultar o Parque Estadual Ilhabela, órgão responsável pela conservação dessa que é a maior reserva de Mata Atlântica do planeta (sim, está em Ilhabela!). Também é possível contratar uma agência de turismo local, veja as opções aqui.
Mas se você quer ingressar nesse mundo de aventuras ao ar livre e explorar a natureza de Ilhabela, separamos algumas trilhas de nível fácil a intermediário, consideradas trilhas para iniciantes, que você poderá fazer com seus amigos sem a necessidade de um guia. Lembrando que toda trilha requer cuidados, e nunca é recomendado fazer sozinho.
Trilhas em Ilhabela
Antes de se aventurar, veja nossas dicas e cuidados para fazer uma trilha em Ilhabela. Qual a melhor época para fazer trilhas na ilha, o que levar na mochila, a importância de ter um guia e muito mais.
CLIQUE AQUI!
Veja 5 trilhas para iniciantes em Ilhabela
Cachoeiras da Trilha da Água Branca
O trajeto de ida e volta dessa trilha possui 3.692 metros e passa por 5 poços – Poço da Pedra, Poço do Escada, Poço da Ducha, Poço do Jequitibá e Poço do Jabuti. A dificuldade varia conforme os atrativos, começando com nível leve e aumentando a cada poço, chegando ao nível intermediário.
O acesso é feito pela entrada do Parque Estadual de Ilhabela, no mesmo caminho por onde se vai para a Praia de Castelhanos. Ao chegar na guarita do parque, estacione o carro em local permitido e entre pela própria guarita, onde já verá as placas de indicação da trilha. Atenção: cuidado onde pisa ou coloca as mãos, por conta de animais que podem estar pela trilha, e tenha cuidado ao andar nas pedras da cachoeira, que são escorregadias.
Clique aqui e saiba mais.
Cachoeira dos Três Tombos
Conhecida também como Cachoeira da Pancada d’Água, a Cachoeira dos Três Tombos fica no sul da ilha, perto da Praia da Feiticeira. Com fácil acesso, é uma das poucas onde é possível chegar de carro a poucos metros da cachoeira.
Como o próprio nome já diz, uma pequena trilha de 720 metros (ida e volta) leva a 3 diferentes pontos da cachoeira. No primeiro, já há um poço e uma pequena queda. Ao continuar subindo, há outro pequeno poço de pedras, até chegar ao terceiro tombo, onde á uma bela queda d’água daquelas que fazem uma bela massagem. Lembre-se, é preciso ter cuidado ao andar nas pedras.
Para chegar, siga as placas na estrada sentido sul da ilha. A saída para a esquerda da estrada fica próxima ao posto policial da Feiticeira. É só entrar e ir subindo, você chegará a uma guarita do Parque Estadual, estacione e bom passeio!
Clique aqui e saiba mais.
Praia da Pacuíba
A Praia da Pacuíba é uma das mais belas de Ilhabela. Por ficar um pouco mais afastada da estrada e não ter estrutura de bares e restaurantes, é visitada por poucos em busca de tranquilidade. Com grama macia e muita sombra das árvores Chapéu de Sol, é um convite ao relaxamento e ao banho de mar. Ah, só não esqueça do repelente, os borrachudos também adoram o visual da praia – temos algumas dicas sobre o assunto nesse link aqui.
Ela fica entre a Praia da Armação e a do Jabaquara, no início da estrada de terra que leva ao norte da ilha. Ao ver a placa com o nome da praia, estacione o carro e desça por uma pequena trilha, de 212 metros e fácil acesso. É preciso ter mais atenção em períodos de chuva, pois a trilha fica mais úmida e escorregadia.
Clique aqui e saiba mais.
Cachoeira do Veloso
Com uma das maiores quedas d’água de Ilhabela, a Cachoeira do Veloso tem quase 90 metros de altura e surpreende pela beleza. A trilha pra chegar até ela é de baixa dificuldade, e tem 2,4 km de extensão (ida e volta), o que leva cerca de 1h20 de caminhada.
Logo na primeira queda já é possível tomar uma ducha relaxante e se preparar para o restante da trilha. A natureza ao redor compensa cada metro de trilha, vale a visita! Fica no sul da ilha, perto da Praia do Veloso.
Clique aqui e saiba como chegar.
Cachoeira da Laje
A Cachoeira da Laje fica mais ao sul da ilha, no caminho que leva até a Praia do Bonete. O percurso de 9,5km (ida e volta) e dificuldade média certamente vai valer a pena quando você chegar lá. A cachoeira conta com um maravilhoso tobogã natural, onde é possível escorregar sentado e deitado, e finalizar com o banho em um enorme poço de água doce.
Você também pode aproveitar para conhecer a Fazenda da Laje, que tem diversos atrativos e infraestrutura com banheiros, camping e até mesmo uma venda com sucos, água e isotônicos para se hidratar após a trilha. Pra isso, é cobrada uma pequena taxa aos visitantes.
Cuidado nas pedras escorregadias e capriche no repelente – lembre sempre que cachoeiras são os locais preferidos deles também. Veja nossas dicas aqui.
Clique aqui e saiba como chegar.
Ilhabela Secret Points
Agora que você já ingressou no mundo das trilhas, que tal conhecer alguns lugares secretos de Ilhabela ou pouco frequentado pelos turistas? É só clicar aqui e ler essa outra matéria.
CLIQUE AQUI!