Redes sociais

Publicidade

10 mirantes e lugares incríveis para fotos em Ilhabela - Letreiro Ilhabela no Mirante do Piúva

10 mirantes e lugares incríveis para fotos em Ilhabela

Uma câmera na mão e um endereço na cabeça. Confira onde ficam os mirantes e lugares mais TOP para fotos em Ilhabela, cliques inesquecíveis que você não pode perder.

Por Alessandra Stefani / Cris Morgato

Fotografando (Imagem: Flickr/Ben Stephenson)

Fotografando (Imagem: Flickr/Ben Stephenson)

Que a ilha é bela, todo mundo sabe. Mas nesses 347km² de belezura, tem uns cantinhos em que ela fica ainda mais linda. Seja em mirante, topo de pico, ou à beira-mar mesmo, são vistas para eternizar. E já que em tempos de vida conectada, visitar e não registrar é quase inconcebível, separamos uma lista com pontos instagramáveis e cenários que vão render perfeitas fotos em Ilhabela. Para aquela selfie ou foto mais produzida, é só posicionar a câmera ou o celular e levar daqui uma lembrança espetacular (pra você e pra sua legião de fãs no Instagram e outras redes sociais).

1 – Mirante do Piúva

Canal de São Sebastião visto do Mirante do Piuva (Imagem: Arquivo Pessoal/Alessandra Stefani)

Canal de São Sebastião visto do Mirante do Piuva
(Imagem: Arquivo Pessoal/Alessandra Stefani)

É bem fácil chegar ao Mirante do Piúva. São só uns 5 minutos de carro da balsa, no sentido sul na estrada que corta a ilha. Ele fica um pouco antes da Praia das Pedras Miúdas e não se preocupe com estacionamento porque tem um recuo na pista para o motorista parar. A 40m de altura, dá pra ver uma boa parte do canal de São Sebastião e apreciar “o” pôr do sol, com a silhueta da Ilha das Cabras do lado esquerdo. Na época colonial, aqui era o ponto de partida das viagens com canoas de voga, aquelas esculpidas de um único tronco de árvore.

Novo letreiro Ilhabela Mirante do Piúva - Ilhabela.com.br

Além da vista para o mar de tirar o fôlego, em 2019 ele ganhou um letreiro de Ilhabela, daqueles que marcam as fotos de viagens inesquecíveis. Tem coração pra declarar todo seu amor pela ilha e muita cor, pra alegrar ainda mais o feed do seu insta. Claro que a gente já fez nosso registro, tá esperando o que pra ir conferir a novidade?

2 – Mirante do Morro da Cruz

Vista do Mirante do Morro da Cruz em Ilhabela

Vista do Mirante do Morro da Cruz em Ilhabela

Bem na região central da cidade, pertinho do píer da Praia do Perequê, um mirante chama atenção no alto de uma leve subida entre Perequê e Itaguaçu. Alguns param apenas no deck na orla, construído entre a calçada de pedestres e a ciclovia, de onde é possível ver na beira do mar a grande pedra com uma cruz em cima (que dá nome ao local), mas há muito mais para explorar para curtir uma vista impressionante.

Pare o carro próximo ao píer ou entre em uma das travessas da avenida e suba até o alto do mirante. Com calçadas de pedra e corrimãos, o local foi revitalizado no final de 2016 e ganhou alguns bancos, além de uma grande bandeira do Brasil. O visual do alto da Praia do Itaguaçu é encantador. Pela manhã com mar calmo, a transparência da água esverdeada impressiona. É também um excelente local pra curtir o pôr do sol, especialmente no Outono ou Inverno, quando o sol desce bem à frente, no continente.

Em 2016, um projeto polêmico do arquiteto Ruy Ohtake tinha como objetivo modernizar o local com a construção de um grande mirante, mas não foi aprovado pela população, que se manifestou contra. Em 2023, o projeto foi remodelado pelo filho do arquiteto, Rodrigo Ohtake, e promete criar um espaço de mirante e galeria de arte, totalmente integrado com a natureza.

3 – Praia de Santa Tereza

Canoas de voga na Praia de Santa Tereza em Ilhabela (imagem: Fernando Tomanik)

Canoas de voga na Praia de Santa Tereza em Ilhabela (imagem: Fernando Tomanik)

É a primeira praia depois do Centro Histórico (a Vila), ao norte, logo após o Yacht Club de Ilhabela. Apesar de ter um monte de árvore em volta, são as canoas “enfeitando” a areia da Praia de Santa Tereza que rendem ótimas fotos. Coloridas, cada uma tem o nome de uma praia da ilha. Cenário daqueles de cartão postal, sabe?

4 – All Mirante Bar e Restaurante

Por do sol no restaurante All Mirante (Imagem: Divulgação/All Mirante Bar e Restaurante)

Por do sol no restaurante All Mirante (Imagem: Divulgação/All Mirante Bar e Restaurante)

No sul da ilha, uns 6km para frente da Praia do Veloso (a última com acesso de carro), fica o restaurante All Mirante. Como o nome sugere, ele está num ponto bem alto, de onde se tem uma vista privilegiada do mar e um dos pores do sol mais bonitos de Ilhabela. Vale a pena conhecer o restaurante, que tem um cardápio especial com frutos do mar e drinks elaborados. Até o Bruno De Luca, do Vai Pra Onde? do Multishow, foi conferir e se apaixonou pela vista e o cardápio – clica aqui pra conferir o vídeo. A experiência e o clique serão inesquecíveis, tendo apenas o mar aberto à frente e o céu alaranjado colorindo o mar – um espetáculo!

5 – Mirante do Barreiros

Vista a partir do Mirante do Barreiros (Imagem: Arquivo Pessoal/Alessandra Stefani)

Vista a partir do Mirante do Barreiros (Imagem: Arquivo Pessoal/Alessandra Stefani)

Quem sai da Vila e pega a avenida principal sentido norte, passa por uma subida bem íngreme. O mirante fica do lado esquerdo, um pouco antes da Praia do Barreiros. É só parar o carro no estacionamento em frente e curtir um visual típico da ilha: de um lado, embarcações paradas no Yacht Club de Ilhabela. Do outro, o norte da ilha com o verde da mata e o do mar. Ideal para uma foto panorâmica.

Novo letreiro Ilhabela - Mirante do Barreiro

Lá também tem um letreiro estilizado para fotos, desde julho de 2019, e promete deixar as fotos mais divertidas. E aí, o que achou?

6 – Topo do Pico do Baepi
Vista do Pico do Baepi (Imagem: Wikimedia Commons/Igorh84)

Vista do Pico do Baepi (Imagem: Wikimedia Commons/Igorh84)

É puxada, exige preparo físico e tempo, mas a trilha que leva ao topo do Pico do Baepi (com início no Bairro do Itaguaçu) compensa. Lá de cima dos seus 1.048m de altura, uma vista espetacular pra onde quer que se olhe. De um lado, o canal de São Sebastião e a costa do litoral norte paulista. Do outro, mata e outros picos. São 7,4 km de ida e volta, umas 6h de caminhada e fotos de revista.

Pico do Baepi (Imagem: Reprodução Instagram @macostato)

Trilha do Baepi por @belailhabela

Este pico, mesmo não sendo o mais alto da Ilha, destaca-se mais do que qualquer outro por ser visto de diferentes ângulos. Nossa colunista Hallana Oliveira fez um post sobre ele.

7 – Restaurante Nova Iorqui e Bar da Costeira

Vista do por do sol do Nova Iorqui (Imagem: Divulgação/Bar e Restaurante Nova Iorqui)

Vista do por do sol do Nova Iorqui (Imagem: Divulgação/Bar e Restaurante Nova Iorqui)

Quando termina o asfalto da estrada sentido sul da ilha, surge o Bar e Restaurante Nova Iorqui. Da mesa, uma vista de tirar o fôlego, dessas que devem ter inspirado aquele trecho da música da Maria Gadú “Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar…”. Nos dias mais limpos, o Arquipélago de Alcatrazes – paraíso de ecoturismo e mergulho, como a gente conta nessa matéria aqui – pode ser avistado no horizonte. Um fim de dia pra ficar na memória e na fotografia.

8 – Mirante do Bonete

Vista do mirante na Praia do Bonete (imagem: Fernando Tomanik)

Vista do mirante na Praia do Bonete (imagem: Fernando Tomanik)

Também é preciso ter disposição para bater uma foto neste mirante, no sul da ilha. É que ele fica no caminho que leva à Praia do Bonete, uma trilha de 12km só de ida, no meio da Mata Atlântica, que pode durar 6h dependendo do seu condicionamento e do peso da sua mochila. Do mirante, a vista da praia que é considerada uma das 10 mais bonitas do Brasil pelo jornal britânico The Guardian.

Google Trekker - Trilha do Bonete em Ilhabela

Trilha do Bonete em 360 graus

Mapeamos a trilha e a Praia do Bonete para o Google Street View, e você pode conferir como chegar lá antes mesmo de vir para a ilha. Visite a página e saiba mais sobre esse paraíso.

9 – Mirante do Jabaquara

Mirante da Praia do Jabaquara (imagem: Fernando Tomanik)

Mirante da Praia do Jabaquara (imagem: Fernando Tomanik)

O mirante fica no extremo norte de Ilhabela. É só pegar a estrada principal e, depois do fim do asfalto, seguir por mais uns 8km num trecho de terra (fique sossegado, dá pra ir de carro tranquilamente). Um pouco antes de chegar à Praia do Jabaquara está o mirante. Lá de cima, o lugar ideal para fotografar uma praia paradisíaca, preservada, com areia clara e um verde sem igual.

10 – Mirante do Coração – Castelhanos

Natureza de Ilhabela - Praia de Castelhanos vista do Mirante do Coração

Praia de Castelhanos vista do Mirante do Coração

Por último, mas não menos importante, uma das vistas mais conhecidas de Ilhabela é essa onde o mar forma um coração. É a bela e selvagem Praia de Castelhanos, que fica no lado Leste da ilha e tem acesso de carro (apenas 4×4) ou barco. A estrada passa dentro do Parque Estadual Ilhabela, área protegida, e tem 22km no total, que são percorridas em cerca de 45 minutos a 1 hora. No caminho tem outro mirante, de onde já é possível avistar a baía de Castelhanos, mas nesse post vamos focar no mais conhecido, o do coração. Para chegar é super simples, só caminhar para o canto direito da praia e seguir as placas. A subida tem uma escadaria com corrimão e tudo, e em cerca de 10 minutos você já terá essa vista! Não dá pra perder, né?

Você conhece outros lugares bacanas para fotos em Ilhabela pra incluir na lista? Compartilhe aqui com a gente nos comentários ou marque nosso insta @ilhabelacombr 😉

Comentários

  • seu site é muito top

    27 de janeiro de 2019
    • Cristina

      Obrigada Charles! Continue acompanhando nossas dicas 😉

      28 de janeiro de 2019

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar