Cachoeiras de Ilhabela: 5 Lugares para Refrescar o Calor do Verão
Conheça 5 cachoeiras incríveis em Ilhabela para se refrescar no verão! Descubra as trilhas, níveis de dificuldade e dicas de segurança para aproveitar a natureza ao máximo.
Ilhabela é um paraíso natural, com praias deslumbrantes e uma vasta Mata Atlântica repleta de trilhas e cachoeiras espetaculares. Para quem quer fugir do calor e se conectar com a natureza, explorar as cachoeiras da ilha é uma experiência inesquecível. Separamos cinco opções incríveis para você incluir no seu roteiro de viagem.
1. Cachoeira do Veloso
A Cachoeira do Veloso é um lugar muito especial, com uma bela queda d’água cercada pela mata, ideal para um banho refrescante. O rio se divide em uma área com vários paredões rochosos criando três quedas, cada uma com mais de 50 metros de altura.
Nível de dificuldade: médio. A trilha tem cerca de 2,2 km (ida e volta) e exige um pouco de preparo físico.
Dica: Use calçados adequados e leve repelente para maior conforto durante a trilha.
2. Cachoeira dos Três Tombos ou Pancada D’Água
Conhecida pelos dois nomes, a Cachoeira dos três tombos ou pancada d’água é uma das cachoeiras mais acessíveis da ilha, localizada no sul de Ilhabela, no bairro da Feiticeira. É possível parar o carro no início da trilha, dentro do condomínio onde está a cachoeira, e seguir pela curta trilha até cada um dos 3 tombos.
Nível de dificuldade: fácil. A trilha é curta e bem sinalizada. Há uma portaria com monitores ambientais para orientar os visitantes.
Dica: Ideal para famílias e quem busca um banho refrescante sem muito esforço.
3. Cachoeira da Laje
Famosa por suas belas quedas que formam um verdadeiro tobogã natural e ambiente tranquilo, a Cachoeira da Laje é um lugar ideal para relaxar em família ou entre amigos. O acesso é feito pela mesma trilha que leva ao Bonete, e quem for até lá ainda pode dar uma esticadinha para o Buraco do Cação, outra atração imperdível para os amantes do ecoturismo.
Nível de dificuldade: médio. A dificuldade da trilha é considerada média pois é bem aberta e pode ser auto-guiada, mas tem uma extensão de 5,1 km (ida e volta) com subidas íngremes que exigem certo preparo físico.
Dica: Respeite as regras locais para preservação do espaço e segurança dos visitantes. Você pode visitar a sede da Fazenda da Laje e fazer uma pausa para lanche ou piquenique.
Cachoeira da Toca
4. Cachoeira da Toca
Com escorregadores naturais, duchas relaxantes e piscinas cristalinas, é uma das mais divertidas para visitar. Por estar localizada em uma propriedade particular, a Fazenda da Toca, é cobrada uma taxa pela visita, que é utilizada na preservação e estrutrura local.
Nível de dificuldade: fácil. O acesso é rápido e bem estruturado, e é possível estacionar dentro da propriedade.
Dica: Respeite as regras locais para preservação do espaço e segurança dos visitantes. Há um repelente de citronela fabricado no local que é ótimo contra os borrachudos, aproveite!
Poço da Pedra, primeiro poço da Trilha da Água Branca em Ihabela (imagem: acervo ilhabela.com.br)
5. Cachoeiras da Trilha da Água Branca
Com diversas quedas e piscinas naturais, a Trilha da Água Branca é uma ótima opção para um dia de aventura. Localizada na entrada do Parque Estadual de Ilhabela, logo no início da estrada que leva à Praia de Castelhanos, tem 5 pontos de parada ao longo da trilha, você pode escolher visitar quantas desejar. Esta piscina da foto fica logo no primeiro poço.
Nível de dificuldade: fácil a avançado. A trilha é longa, mas os mais inexperientes podem escolher ficar entre o primeiro e segundo poço, de mais fácil acesso. À medida que vai avançando, a dificuldade aumenta, mas os atrativos naturais da mata e fauna, com diversos pássaros, tornarão a aventura mais interessante.
Dica: Leve água e lanche para aproveitar melhor a experiência. Respeite a natureza e leve seu lixo com você.
Dicas de Segurança e Preservação Ambiental
1. Nunca deixe lixo na trilha. Leve sempre um saco para descarte adequado.
2. Use calçados apropriados para evitar escorregões.
3. Evite visitas em dias de chuva intensa, pois o risco de tromba d’água pode aumentar.
4. Respeite a fauna e flora locais, evitando retirar plantas ou perturbar os animais.
5. Use sempre repelentes! Por serem locais preservados e com fontes de água limpa, a presença de borrachudos é maior nestes locais. Neste outro post temos algumas dicas sobre o assunto.
Ilhabela tem uma natureza exuberante, e explorar suas cachoeiras é uma maneira incrível de aproveitar o verão. Escolha sua favorita e desfrute desse paraíso ecológico!