Conheça 4 medidas para não coçar picadas de borrachudos
Sabemos que é difícil, mas evitar coçar as picadas de borrachudos é fundamental para evitar complicações. Com ajuda de um especialista, listamos algumas medidas que podem ajudar a não coçar as picadas
*Por Guto Cunha
Uma das maiores reclamações de quem vem pra Ilhabela são os borrachudos. Já demos várias dicas para evitar as picadas desses mosquitinhos, mas e quando elas acontecem, o que fazer?
A picada de um mosquito borrachudo é quase indolor, mas após alguns minutos a região já apresenta um ponto vermelho e o desejo quase incontrolável de coçar. Sabemos que é difícil, mas evitar a coceira é fundamental. Listamos algumas medidas que podem ajudar a não coçar as picadas e evitar complicações.
Porque você não deve coçar as picadas de borrachudos
É desaconselhável coçar uma picada, pois a unha espalha bactérias ao redor da ferida aumentando o risco de inflamação e infecção. Assim como espremer a área picada, que na tentativa de remover as bactérias pode causar lesões e atrasar o processo de recuperação.
A picada coça devido a saliva do mosquito que contém substâncias (anticoagulantes, antiplaquetários e vasodilatadores) alergênicas quando em contato com a pele. O desconforto inicia com irritação, coceira e inchaço na região afetada, que duram 2 a 3 dias em casos leves. Mas isso vai depender do tempo de cicatrização de cada um. Em casos mais graves, os efeitos podem ser intensos e duradouros. Há também o risco de transmissão de doenças, por isso a importância de não coçar.
Confira as medidas para não cair em tentação de coçar as picadas:
1) Lavar com água e sabão a região afetada, secar a pele e mantê-la hidratada com cremes e pomadas pós-picada. Além de eliminar a coceira da região, essas pomadas também promovem alívio e sensação de frescor, deixando um aroma suave e agradável;
2) Fazer compressa fria com gelo por cerca de 10 minutos entorpece e acalma a pele;
3) Aplicar uma gota de mel tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias;
4) Passar gel de aloé-vera também auxilia, devido sua ação anti-inflamatória, assim como óleos essenciais diluídos em água (neem, lavanda e alecrim).
Sempre melhor prevenir as picadas, veja como
Proteger a pele com repelente de insetos para evitar as picadas de mosquito borrachudo é necessário. O produto tampa os poros das antenas dos mosquitos e fazendo com que eles se afastem da pele. Deve-se aplicar em toda a região do corpo exposta ao ar livre e reaplicar a cada 4 horas.
Além disso pode ser útil se precaver em viagens para espaços rurais ou locais onde há predominância de insetos, com o uso de inseticidas e repelentes ultrassônicos. Em Ilhabela, os locais com mais borrachudos costumam ser praias isoladas e próximo a cachoeiras ou rios de água doce.
O tratamento da região atingida com produtos pós-picada também auxilia a reduzir o tempo de duração dos efeitos da picada do borrachudo, fazendo que os danos na pele sejam reduzidos.
Gostou das dicas? Tem outras dúvidas sobre picadas de borrachudo? Deixe deu comentário que a gente responde!