A praia da Caveira é conhecida como a única praia deserta em Ilhabela. O nome dessa praia vem do trágico desastre do transatlântico Príncipe das Astúrias, que afundou próximo à Ponta da Pirabura, em 1916, e teve mais de 600 vítimas. Boa parte dos corpos dos náufragos acabaram sendo levados pela maré até as areias dessa praia, que fica a mais de 5km do local do acidente. Lendas afirmam que as almas dos náufragos ainda assombram a praia e, por conta disso, muitos preferem não se aproximar.
A provável causa do acidente com o navio foram as pedras submersas presentes nas águas que levam ao local. Essas pedras, conhecidas como “parcéis” e a vegetação submarina atraem muitos peixes, por isso o maior atrativo dessa praia é a vida marinha.
Suas águas claras atraem mergulhadores que praticam a pesca submarina. Além disso, possui aproximadamente 300m de extensão de areias claras que garantem o aspecto paradisíaco.
A Praia da Caveira fica no lado Leste da Ilha, entre as praias de Serraria e Guanxuma. O acesso é feito somente por barco, em viagem de aproximadamente 45 minutos da Praia do Perequê.
HILDA ACIOLI>
Amo ilhabela. Quando vou passear lá, sinto-me fortalecida espiritualmente. Conversando com uma pessoa antiga de Ilhabela ela me falou que Ilhabela é um vulcão adormecido. Será? Como são belas suas cachoeiras, Ilhabela um pedacinho do céu no nosso planeta terra.OK.
17 de setembro de 2023
claudia
Ari França, geógrafo nativo da ilha, Diretor da Geografia-USP na década de 1970, em sua tese descreve a ilha como sendo um “testemunho vanguarda da erosão remontante da Serra do Mar”. Com origem nas movimentações tectônicas e posteriores erosões que formaram a serra como conhecemos atualmente no quaternário. Não é decorrente extravasão do núcleo da terra, como são conhecidos os vulcões.
23 de março de 2024