A Trilha das Praias Mansa e Vermelha é mais um atrativo do lado Leste de Ilhabela, mais conhecido pela Praia de Castelhanos mas que tem muitos atrativos para quem gosta de natureza e ecoturismo. Ela leva a duas praias vizinhas, que só podem ser acessadas por essa trilha a pé ou de barco.
Ali no canto direito da Praia de Castelhanos, o mesmo canto onde é possível subir para o Mirante do Coração – de onde são tiradas as fotos mais famosas da praia – a Trilha das Praias Mansa e Vermelha começa depois de um portão, onde tem uma placa de sinalização.
Recentemente, foram instalados corrimões para facilitar o acesso, e a trilha tem nível intermediário, por conta das subidas íngremes pelo caminho. Vá de calça e meias compridas e não esqueça do repelente! Em praias mais isoladas e trilhas na mata, os borrachudos não perdoam – dá uma olhada nessas dicas pra não ter problemas com eles. Outra dica: leve água, pois no caminho não há nenhum lugar para comprar, nem rios ou cachoeiras para tomar água.
Após 10 minutos de caminhada, você chega na pequena Praia Mansa. Essa praia tem algumas casas caiçaras, energia solar, uma igreja e um apoio náutico para manutenção das embarcações da comunidade, que ainda vive da pesca por ali. A praia é linda, mas acredite, o melhor está por vir!
Depois da Praia Mansa, você vai passar por uma ponte suspensa sobre um rio. Mais algumas subidas no meio da Mata Atlântica, mas não desanime, vai valer a pena! Eis que você se depara com uma descida com um visual surpreendente – você está chegando na Praia Vermelha!
A Praia Vermelha é daquelas paradisíacas, deserta e ainda tem um riozinho para você tomar um belo banho e se refrescar depois da trilha. A praia tem uma propriedade particular e nenhum serviço, portanto leve uns snacks, bastante líquido e repelente. Vale curtir um tempo nesse paraíso isolado, só você e a natureza.
Nível de dificuldade: moderado porque tem muitas subidas, mas a trilha é aberta e tem corrimões para facilitar.
Distância: 4,5km ida e volta.
Tempo: 1 hora no total.
Para os mais aventureiros, a trilha ainda continua em frente por mais 1km (em 1 hora mais ou menos) até a Praia da Figueira. Mas pelo pouco uso, foi fechada pela mata e só é recomendada com acompanhamento de um guia experiente.
Pra quem quiser curtir tudo o que a região tem a oferecer, já é possível se hospedar na Praia de Castelhanos, em um dos Campings ou chalés do Turismo de Base Comunitária – a gente conta um pouco mais aqui.