O Centro Histórico de Ilhabela é parada obrigatória para todos que visitam nossa bela ilha. Mais conhecido como Vila, mais parece uma charmosa vilinha mesmo, daquelas com prédios históricos bem conservados, lojinhas coloridas, restaurantes, calçadões e decks de onde é possível curtir a paisagem do mar verde esmeralda, típico de Ilhabela.
O ideal é reservar algumas horas para um passeio à tarde, visitar as lojas de artesanato local, souvenir ou compras em geral, e aproveitar pra tomar um sorvete ou um café – são várias opções, uma mais charmosa e gostosa que a outra. Também não faltam opções para almoço ou jantar em diversos restaurantes da região. Para os que curtem badalação, bares com mesas na calçada oferecem diversas opções de cardápio e drinks, além de música ambiente ou ao vivo pra animar ainda mais a noite.
Na Vila você encontrará diversas opções de passeios para todas as idades e tipos de viagem, seja em família com crianças, em grupos de amigos ou para aquela viagem romântica a dois. É também ali que param os navios de cruzeiro durante a temporada de verão.
Passeios Culturais em Ilhabela
Para quem gosta de aproveitar a viagem para conhecer a cultura local, o Centro Histórico de Ilhabela é onde está localizada a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, construção histórica que mantém o charme através dos anos.
Outros locais para visitação são a sede do Parque Estadual de Ilhabela, que fica no prédio do antigo fórum e cadeia da ilha (a gente conta um pouco mais nessa matéria, clique aqui), e o Centro Cultural da Vila, que tem o Museu Waldemar Belisário e diversas exposições da cultura caiçara, peças de acervo do Museu Náutico de Ilhabela e expressões artísticas de diversos pintores e escultores locais. Vale a visita, em dias em que você busca passeios mais tranquilos ou que o tempo não está para praia, como dias de chuva!
Conheça o Centro Histórico de Ilhabela em 360 graus
Além da Trilha do Bonete e da famosa praia, mapeamos para o Google Street View o charmoso Centro Histórico de Ilhabela, mais conhecido como Vila. Nessa região, foram incluídas diversas atrações turísticas onde os carros não chegam, como a praça central da cidade e os decks e pier à beira-mar, além de construções históricas, como os casarões do calçadão (Rua do Meio) que hoje se tornaram lojas e restaurantes, e a centenária Igreja Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, construída no século XVII com conchas, pedras e óleo de baleia. Confira!
José Ramos Elias
Muito bonita ,mas faz algum tempo que não , a visito .
15 de julho de 2022