Redes sociais

Publicidade

Ação de Limpeza Corona X Parley em Ilhabela

Ações voluntárias promovem limpeza de praias em Ilhabela

Iniciativa de Limpeza Corona X Parley, realizada no dia 14 de setembro, recolheu 41kg de resíduos da Praia do Perequê. Em outubro, Ilhabela participará do World Clean Up Day com operadoras de mergulho

Ação de Limpeza Corona X Parley em Ilhabela

Créditos das fotos: Rodrigo Ultramari

No dia 14 de setembro, aconteceu em Ilhabela a ação de Limpeza Corona X Parley, onde uma equipe de voluntários se empenhou em recolher resíduos da Praia do Perequê. Chegamos a divulgar a ação no nosso instagram @portalilhabela, já segue?

A Parley for the Oceans, com o apoio da Fenz Brazil (de quem já falamos em outras matérias relacionadas ao meio ambiente por aqui, clica pra ler), Sustenta Ilha, entre outros parceiros, comemora a realização desta ação de Limpeza de Praia em Ilhabela. A ação é parte de do projeto Corona X Parley, que já realizou mais de 20 mutirões de limpeza este ano, envolvendo cerca de 1200 voluntários e retirando mais de 3,3 toneladas de resíduos em Fernando de Noronha, Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo, Itajaí e Garopaba.

Ação de Limpeza Corona X Parley em Ilhabela

Hoje, vamos falar um pouco dos resultados da ação da Praia do Perequê, aqui na ilha. A ação foi um sucesso e o engajamento de cada um dos voluntários, especialmente em um dia frio, foi essencial para isso! Ao todo, a ação reuniu 25 voluntários, recrutados pelas redes sociais dos organizadores.

Foram coletados um total de 41 kg de resíduos, em 1h de coleta, impedindo que os mesmo chegassem aos oceanos, onde causariam danos à vida marinha e toda a cadeia alimentar que se sustenta a partir dos oceanos (o que inclui a nós, seres-humanos).

Ação de Limpeza Corona X Parley em Ilhabela

Ação de Limpeza Corona X Parley em Ilhabela

Dentre os resíduos retirados, 85% deles eram plásticos, a maior parte microplásticos provenientes de embalagens de alimentos e isopor, além de resíduos náuticos. Todos os resíduos foram encaminhados pela Limpeza Urbana com o apoio da empresa Electra, para a correta destinação dos recicláveis e rejeitos.

Saiba mais sobre o projeto

A Parley for the Oceans é uma organização global que tem por missão a proteção dos Oceanos, o ecossistema mais importante de nosso planeta, com o foco principal em combater e criar soluções para o problema da poluição de plásticos.

Ação de Limpeza Corona X Parley em Ilhabela

Ação de Limpeza Corona X Parley em Ilhabela

Cerca de 50% a 85% do oxigênio que respiramos é produzido nos oceanos. Esse ecossistema passa hoje por diversos perigos e o plástico é um símbolo tangível da destruição que nós seres humanos estamos causando a esse ambiente tão importante para nossa própria sobrevivência.

Parley é um ambiente onde a indústria criativa, pensadores e líderes trazem conscientização sobre a importância e fragilidade dos oceano e onde colaboram em projetos que podem acabar com sua destruição.

Ação de Limpeza Corona X Parley em Ilhabela

Acompanhe e participe do projeto por meio do grupo no facebook e de WhatsApp. Mais informações no Instagram @parley.tv

World Cleanup Day em Ilhabela acontece dia 26 de outubro

Como parte da programação da Semana do Lixo Zero, a ser realizada entre os dias 21 e 26 de outubro, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, organiza a segunda edição do World Cleanup Day (Mutirão de Limpeza dos Mares) na ilha. A ação ocorrerá no dia 26 de outubro (sábado), a partir das 10h, em diversas praias da cidade, e contará com o apoio de operadoras de mergulho local, incluindo Ilha Divers, Narwhal e Oceano Sub.

World Clean Up Day Ilhabela

Sucesso de participantes e ações, a última edição do Cleanup recolheu 310kg de lixo subaquático em Ilhabela. Os interessados em colaborar devem entrar em contato com empresas de mergulho locais para avaliar a disponibilidade das operadoras. Segundo a prefeitura, para 2020, já estão programadas mais três ações como essa.

[box type=”info”]

Veja algumas dicas da Parley para evitar o consumo do plástico no dia a dia:

Tenha sempre com você um copo ou garrafinha, para evitar o consumo de copos e garrafas descartáveis (isso conta para tomar o seu açaí ou sucos favoritos em locais que ainda distribuem descartáveis, peça para colocarem no seu). Temos algumas sugestões nessa matéria aqui.

Diminua o consumo de alimentos e industrializados que vêm em embalagens plásticas: comprar em feira do produtor ou a granel é uma solução.

Utilize sabão, shampoo e condicionador em barra.

Essa é melhor forma de valorizar nosso planeta, cuidando de nossas pequenas atitudes!
[/box]

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar