Redes sociais

Publicidade

Fazenda do Engenho D'Água - Ilhabela

Fazenda Engenho D'Água é o novo Parque de Ilhabela

Imóvel histórico do século XVII é patrimônio da humanidade e será aberto ao público com uma grande festa

Fazenda do Engenho D'Água - Ilhabela

Uma grande festa está sendo preparada pela Prefeitura de Ilhabela para a entrega oficial do “Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água”, nos próximos dias 21 e 22 de março, a partir das 20h. Desapropriado pelo município em novembro do ano passado, o imóvel histórico com área de 43,5 mil m² foi construído no século XVII e tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico) em 1945.

Trata-se de um dos principais engenhos de cana de açúcar da região e ainda guarda características originais. “Foi uma aquisição histórica, com foco de preservar este patrimônio da humanidade, e que agora abrimos as portas para que moradores e turistas possam conhecer numa grande festa”, destaca o prefeito Toninho Colucci.

A programação começa no dia 21 de março (sábado), às 20h, com a Seletiva Regional do Miss São Paulo 2015. O concurso é promovido pela Band Vale e terá a participação de cerca de 30 jovens do Vale do Paraíba e Litoral Norte, com idade entre 18 e 25 anos. As inscrições já foram encerradas, e a organização técnica é da Agência W.R.Modelos. A vencedora de cada cidade participará de uma seletiva estadual do Miss São Paulo, que dá acesso ao Miss Brasil, todos com a promoção da Band.

Logo após a realização da Seletiva Regional do Miss SP, Ilhabela recebe um show com o cantor Léo Maia, filho de Tim Maia que conviveu também com músicos como Jorge Ben Jor, Robertinho Silva e Paulinho Black. Seu primeiro álbum foi lançado em 2005 e, entre os sucessos atuais “Canudinho” e “Diz que tem saudade”, além de canções de seu pai.

Domingo, dia 22 de março, é a vez do público receber de volta a banda “Playing For Change”, sucesso no Festival Internacional de Jazz em 2013. A programação terá abertura da Orquestra Popular de Ilhabela (OPI), às 20h, e às 21h a atração principal da noite sobe ao palco para fazer, segundo o secretário de Turismo, Harry Finger, uma prévia do Festival Internacional de Jazz 2015, que será realizado entre os dias 16 e 18 de outubro.

A banda “Playing for Change” é um projeto multimídia criado com o objetivo de unir músicos do mundo inteiro em prol de mudanças globais. Integra o projeto a Playing for Change Foundation, uma organização não-governamental, que tem construído escolas de música em comunidades carentes. Além do show no Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água, os músicos passarão uma semana em Ilhabela para ações sociais.

Anote na agenda!

21 de março – Sábado
20h – Seletiva Regional do Miss São Paulo
Logo após – Show dom Léo Maia

22 de março – Domingo
20h – Apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela
21h – Show com Playing For Change

Comentários

  • Carla Henriques

    Visitei a fazenda e achei ainda mais maravilhosa com explicação da Guia, todos muito atenciosos e fundamental pra esse passeio histórico… Pode até ser mais divulgada, com ctz terá mais visitação

    30 de maio de 2022
  • Dezotti Jose

    Visitei a fazenda muito interessante a guia Morgana de uma qualidade internacional. Além de muito conhecedora do equipamento histórico com cada detalhes. Educada e atenciosa. PM de Ilhabela está de parabéns pela profissional, além sem duvida do equipamento histórico. Ressalto a necessidade de restauração da roda d’água, imagino a dificuldade, mas seria espetacular se voltasse a funcionar

    2 de julho de 2022
  • Márcia Guanabara

    Visitei a Fazenda no dia 23/09/23. Fiquei encantada. O guia Daniel Lage foi muito atencioso e se mostrou detentor de um conhecimento histórico admirável. Tive uma verdadeira aula de história, não apenas da Fazenda ou de Ilhabela, mas do Brasil.
    Parabéns a todos os envolvidos e ao Daniel!

    25 de setembro de 2023

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar