Redes sociais

Publicidade

Horário de Verão - Pôr do Sol em Ilhabela (foto: Fernando Tomanik)

Horário de Verão 2018

O horário de verão 2018 começou mais tarde, no dia 4 de novembro, e termina no dia 17 de fevereiro – não esqueça de atrasar seu relógio em 1 hora. Mas, você sabe para que serve o horário de verão?

Quem aí gosta do Horário de Verão? Tem quem ame e quem odeie, o fato é que ele está acabando e, na madrugada do dia 16 (sábado) para 17 de novembro (domingo), devem atrasar o relógio em uma hora quem mora nos estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Claro que isso inclui nosso paraíso chamado Ilhabela.

Você sabe porque existe o horário de verão?

O Horário de Verão foi criado com a finalidade de economizar energia durante os meses mais quentes do ano. A medida foi adotada no Brasil pela primeira vez em 1931, e a teoria é que, com dias mais longos e mais tempo de luz natural, seja utilizado menos energia elétrica nessas regiões.

O Decreto 6.558, de 8 de setembro de 2008, determina que o Horário de Verão seja adotado “a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente”. Com isso, o Horário de Verão terminará a zero hora do dia 16 de fevereiro de 2019.

E existe economia real?

Segundo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), existe sim! No ano passado, a medida possibilitou uma economia de R$ 162 milhões. Para este ano, no entanto, a expectativa é um pouco menor. Ainda assim, estima-se que cerca de R$ 147,5 milhões sejam economizados por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda máxima de energia no horário de pico (entre 18h e 21h) deverá ser 3,7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,8% no Sul com a mudança de horário.

O que a gente sabe mesmo é que, com dias mais longos, dá pra aproveitar ainda mais a vida ao ar livre na nossa bela Ilha. Dá pra ficar até mais tarde na praia, tomar um banho de cachoeira depois do expediente ou, ainda, aproveitar a luz a mais para praticar esportes – vocação natural da nossa cidade. Então, nossa dica para o Horário de Verão é: em vez de sofrer, bora aproveitar!

Comentários

  • Wagner

    Boa tarde, o horario de verão mudou para o dia 04 de novembro por decreto do Presidente Michel Temer. Favor atualizar

    18 de setembro de 2018

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar