Redes sociais

Publicidade

Dia Mundial de Limpeza 2020 (World Clean Up Day) será lançado com evento em Ilhabela dia 3 de janeiro de 2020

Lançamento do Dia Mundial de Limpeza 2020 em Ilhabela

Atenção, mudança na data! No dia 3 de janeiro, será lançado oficialmente o próximo Dia Mundial de Limpeza 2020 (World Cleanup Day) em Ilhabela. Confira a programação e participe!

Vem aí um ano novo, e com ele 365 oportunidades de fazer diferente e buscar um futuro melhor para nosso planeta. Pensando nisso, o próximo Dia Mundial da Limpeza, evento que acontece todos os anos no mundo todo, já tem data para acontecer – dia 19 de setembro de 2020.

Dia Mundial de Limpeza - Limpa Brasil Let's do it!

Para começar a organizar o evento global e conscientizar a população local da importância de descartar corretamente os resíduos, preservando, assim, o meio ambiente, será realizado no dia 03 de janeiro de 2020, sexta-feira, em Ilhabela, um evento de lançamento do Dia Mundial de Limpeza 2020.

O objetivo é fazer o lançamento do cronograma de atividades em Ilhabela relacionados ao Dia Mundial da Limpeza 2020. Neste dia, será realizado um mutirão de limpeza na Praia do Perequê, região central da ilha, com diversas ações educativas e distribuição de brindes aos participantes. Faça parte desse movimento pelo futuro da nossa ilha e do nosso planeta!

O evento tem realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Instituto Lixo Zero, Yacht Club de Ilhabela, Revela e Verão no Clima. Entre os apoiadores, estão a Campanha Mares Limpos, Poiato Recicla e o Ilhabela.com.br.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO E PARTICIPE!

09h00 – Concentração na Praia do Perequê (Av. Princesa Isabel, 400)
09h10 – Orientação e distribuição dos EPI’s
09h30 – Formação dos Grupos
09h35 – Início do mutirão
11h00 – Início da Triagem dos resíduos e quantificação por item
13h00 – Encerramento da atividade

Dia Mundial de Limpeza - Limpa Brasil Let's do it!

Saiba mais dobre o World Clean Up Day – Dia Mundial de Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é a maior ação cívica do mundo! O objetivo é mapear todos os resíduos descartados irregularmente e envolver 5% da população mundial para limpar o mundo todo em 24h, partindo da ilha de Fiji e terminando no Havaí.

A ideia de limpar coletivamente um país começou na Estônia em 2008. Na ocasião, 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas 5h. Em 2018, o Brasil se uniu a outros 170 países e realizou a primeira edição do World Cleanup Day em território nacional. No nosso país, o movimento conta com a mobilização promovida pela parceria entre Instituto Limpa Brasil e Teoria Verde.

Resultados Dia Mundial de Limpeza (World Clean Up Day) em 2018 e 2019

O Instituto Limpa Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a conscientização da população brasileira para o problema do descarte irregular do lixo urbano, por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo.

[separator]

Ação de Limpeza Corona X Parley em Ilhabela

Limpeza de Praias em Ilhabela

Diversas outras ações de limpeza já foram realizadas em Ilhabela, incluindo a ação de Limpeza Corona X Parley, onde uma equipe de voluntários se empenhou em recolher resíduos.
[button size=”small” color=”purple” url=”/noticias/acoes-voluntarias-promovem-limpeza-de-praias-em-ilhabela/”]VEJA COMO FOI![/button]

[separator]

Em 2010, o Instituto trouxe para o Brasil a iniciativa mundial Let’s do it!, maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos, que já atraiu mais de 20 milhões de voluntários em ações de limpeza em mais de 180 países.

Conheça os pilares deste projeto:

  1. Incentivar e promover a conscientização da população brasileira, do setor privado e dos órgãos públicos para o problema do descarte irregular do lixo urbano, da contaminação do solo e da poluição dos rios e mares.
  2. Levar informação por meio da realização de projetos integrados que envolvem ações educativas e mutirões de limpeza.
  3. Alertar a sociedade civil, o setor privado e os órgãos públicos sobre a ameaça que a produção excessiva de resíduos e seu descarte incorreto significam para o planeta, os animais, peixes e aves.
  4. Valorizar e promover a importância dos catadores e das cooperativas para a busca de soluções às questões relacionadas à geração e descarte de lixo.
  5. Celebrar datas importantes como o Dia Mundial da Limpeza, Semana do Meio Ambiente e Dia da Terra.

Nós do Ilhabela.com.br apoiamos esta iniciativa. Jogue junto com a gente a favor do meio ambiente!

Comentários

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar