O desastre do Litoral Norte e as consequências para a região
Saiba mais sobre a tragédia no litoral norte de São Paulo que abalou a região e deixou diversas vítimas. Conheça as causas do desastre e as ações tomadas pelas autoridades para minimizar os impactos. Veja como ajudar as vítimas do desastre.
A região do litoral norte de São Paulo é conhecida pelas suas belas praias e pelo turismo intenso. Porém, nos últimos dias, a região foi palco de uma tragédia que chocou a população local e turistas que estavam visitando a região no feriado de Carnaval. Uma grande tempestade atingiu a área, causando enchentes e deslizamentos de terra que deixaram muitas vítimas e um rastro de destruição nas quatro cidades da região, incluindo Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. Porém, o município que mais sofreu com a tragédia foi São Sebastião, principalmente na costa Sul, entre as praias do Cambury, Barra do Sahy e Juquehy.
Foram mais de 50 mortes, além de muitos desabrigados que perderam tudo na tragédia. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuvas registrados entre os dias 18 e 19 de fevereiro no Litoral Norte foram as maiores já registradas em 24 horas na história do país. Só o pluviômetro de Bertioga registrou 683 milímetros acumulados no período.
Como ficou Ilhabela com as chuvas
Ilhabela foi impactada pelas chuvas e sofreu consequências principalmente no lado sul, onde houve deslizamentos de trechos da orla e muitas quedas de árvores. Ao todo, a Defesa Civil registrou 60 ocorrências, que estão sendo atendidas por ordem de prioridade. O transporte público entre a Barra Velha e o Borrifos, no extremo sul, chegou a ser paralizado, mas já foi retomado. Em alguns trechos, entre Veloso e Borrifos, os micro-ônibus fazem o transporte para maior segurança dos passageiros. Segundo a Prefeitura de Ilhabela, o abastecimento de energia e água também já está completamente restabelecido desde a quarta-feira, 22.
Se você tem reserva para hospedagem nos próximos dias, é importante verificar com o estabelecimento as condições na região, mas, em geral, Ilhabela está pronta para continuar recebendo seus visitantes neste verão.
Causas da tragédia no litoral norte de São Paulo
A tempestade que causou a tragédia no litoral norte de São Paulo foi provocada pela combinação de diversos fatores climáticos. Uma frente fria avançou pelo litoral, provocando chuvas intensas que duraram vários dias. Além disso, o aquecimento das águas do mar contribuiu para a formação de nuvens carregadas que potencializaram as chuvas. A proximidade da Serra do Mar e a região montanhosa contribuiu para o agravamento das condições.
A região já vinha sofrendo com problemas relacionados ao crescimento desordenado, o que acabou contribuindo para a tragédia. Muitas construções foram realizadas em áreas de risco, como encostas de morros e margens de rios, aumentando a vulnerabilidade da região em casos de eventos climáticos extremos.
Consequências para a região
A tragédia no litoral norte de São Paulo deixou um saldo trágico de mortos e desaparecidos. Além disso, muitas pessoas ficaram desalojadas e perderam seus pertences. A região também sofreu graves danos materiais, com casas e comércios destruídos e ruas completamente inundadas. A Rodovia Mogi-Bertioga e vários trechos da Rodovia Rio-Santos ficaram completamente interditados, e estão sendo liberados parcialmente aos poucos.
As consequências do desastre vão além dos prejuízos imediatos. A população local e a economia da região serão afetadas por muito tempo, já que muitas atividades econômicas, como o turismo, foram suspensas ou estão sendo realizadas de forma limitada.
As autoridades locais e estaduais estão mobilizadas para prestar assistência às vítimas e minimizar os impactos do desastre. Equipes de resgate, incluindo o Exército e a Marinha, foram mobilizadas para buscar sobreviventes e retirar as pessoas em áreas de risco. Além disso, a Defesa Civil está realizando a distribuição de alimentos, água potável e kits de higiene para as pessoas afetadas.
O governo estadual anunciou a liberação de recursos para a reconstrução das áreas afetadas e para a realização de obras de infraestrutura para evitar novos desastres. As autoridades também estão discutindo medidas de longo prazo para garantir a segurança da população e do meio ambiente na região.
Como ajudar as vítimas do desastre em São Sebastião
A tragédia no litoral norte de São Paulo é um exemplo dos riscos que as cidades costeiras enfrentam devido às mudanças climáticas e ao crescimento desordenado. É importante que as autoridades adotem medidas para garantir a segurança da população e do meio ambiente e investir em infraestrutura e planejamento urbano para evitar novas tragédias no futuro. A população local precisa receber assistência e apoio para se recuperar da tragédia e reconstruir suas vidas.
Você também pode ajudar enviando doações e recursos financeiros para Instituições que estão organizando o apoio às famílias necessitadas. Para isso, preparamos uma lista abaixo com informações sobre como ajudar.
Veja como ajudar e para quem doar
Instituto Verdescola e Instituto Conservação Costeira
O Verdescola e o ICC estão abrigando centenas de pessoas que perderam seus lares na região da Vila Sahy e costa sul de São Sebastião. Junto com outras associações de bairro, estão arrecadando vários itens em caráter de urgência. Acesse os perfis no Instagram @institutoconservacaocosteira e @institutoverdescola e veja os itens que você pode doar.
As entregas na Costa Sul podem ser feitas na sede do Instituto Verdescola – na Av. Marginal, 44, Praia Barra do Sahy, São Sebastião – e sede da Sabaleia.
Ou doe via PIX: verdescola@verdescola.org.br
Posto de doação Verdescola em SÃO PAULO
Rua Lourenço Prado, 175 – Cidade dos Bandeirantes – Butantã – CEP: 05596-150
Horário de funcionamento: 9h às 17h, de segunda a sábado.
Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião
Instagram: @fundosocialsaoseba
Postos de Doação:
FUNDO SOCIAL (SEDE) CENTRO
RUA CAPITÃO LUÍS SOARES, 33
(12) 3892-4991
REGIONAL CENTRO
RUA JOÃO CUPERTINO DOS SANTOS, 249
(12) 3891-2050
REGIONAL TOPOLANDIA
AV. PROF. JOSE MACHADO ROSA, 171
(12) 3893-1305
REGIONAL COSTA NORTE
RUA DO PARQUE, 04
(12) 3861-1234
REGIONAL MARESIAS
AVENIDA DR. FRANCISCO LOUP, 1316
(12) 3865-7094
REGIONAL BOISSUCANGA
AVENIDA WALKIR VERGANI, 36
(12) 3865-1550
REGIONAL JUQUEY
RUA MAURÍCIO BENEDITO FAUSTINO, 101
(12) 3863-1473
REGIONAL BORACEIA
ALAMEDA RIBEIRÃO PIRES, 339
(12) 3861-1981
Doações em dinheiro para o Fundo Social de São Sebastião
TITULAR: FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA 0715-3
CONTA CORRENTE: 54708-5
OU CHAVE PIX CNPJ: 28.086.952/0001-99
Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela
Instagram: @fundosocialilhabela
Principais itens que estão arrecadando para doar para as famílias que sofreram com as chuvas no Litoral Norte.
ALIMENTOS: Arroz, Óleo, Molho de tomate, Açúcar, Enlatados, Leite em pó, Bolacha, Café, Achocolatado, Farinha.
ROUPAS ÍNTIMAS: Cuecas (adulto e de criança), Calcinhas (adulto e criança), Soutien.
PRODUTOS DE HIGIENE E LIMPEZA.
As doações podem ser entregues na sede do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela.
Rua Guaiamu, 56 – Perequê
Das 9h às 17h
PIX pra ILHABELA:
FUNDO SOCIAL DE ILHABELA
Pix e-mail: oficinasfundosocial@ilhabela.sp.gov.br
Barca no Mar e Quintal Brasa
Empresas de Ilhabela se uniram para arrecadar doações e levar de barco para comunidades isoladas que estão precisando de itens de primeira necessidade. Nos instagrans @quintalbrasa @barcanomar @voaproject eles postam diariamente os itens mais necessários e os horários para receberem doações.
As doações podem ser entregues no Quintal Brasa:
Av. Pedro de Paula Moraes, 251- Saco da Capela – Ilhabela-SP
DOACÕES LITORAL / SERTÃO DE CAMBURI
Na próxima quarta-feira (01/03) vai sair de São Paulo uma frota de caminhões com doações físicas, devido à superlotação dos mercados e escassez local. Quem está em São Paulo, capital, pode doar os itens:
• ALIMENTOS BÁSICOS (leite, feijão, arroz, farinha, etc.)
• HIGIENE PESSOAL (desodorante, fralda, absorvente, escova de dente, etc)
• ROUPAS (infantis, masculinas e femininas)
• OBJETOS GERAIS (brinquedo, colchão, lençol, toalha, panela)
• LIMPEZA (balde, vassoura, produtos limpeza)
LOCAL DE ENTREGA PARA DOAÇÕES FÍSICAS:
Buffet Vanzeto @buffetvanzetto (23/02 a 28/02 das 8h às 17h)
Alameda Itu, 1618 – Cerqueira Cesar.
DOAÇÕES EM R$ PARA COMPRAS EM SP:
Monica Benini – PIX: monicab2023nb@gmail.com
As entregas serão destinadas para comunidades locais:
Piavu, Lobo Guará, Baleia Verde, Sertão do Cacau, Areião, Vila Debora, Boissucanga.
Projeto Cãobury
O pessoal do @projetocaobury e @neguinho_cambury está arrecadando itens em geral para as famílias, principalmente de higiene, limpeza e medicamentos, e também para os animais resgatados na região. Você pode doar ração, camas, cobertas e outros itens pet ou fazer uma doação em dinheiro:
Pix para o CPF 364.438.418-59
Vaquinha on-line no link https://www.vakinha.com.br/3505912
Mais informações nos perfis do Instagram.