Redes sociais

Publicidade

Semana de Vela de Ilhabela 2020 - Evento Virtual

Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá programação virtual em 2020

A 47ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, o maior evento náutico da América do Sul, será de 27 a 30 de julho com programação virtual.

A Semana de Vela de Ilhabela, que estava cancelada por conta da pandemia do Coronavírus, decidiu adaptar o evento ao momento e lançou uma programação virtual aos velejadores, com direito a regatas, palestras e canoa de cerveja virtual.

A maior competição náutica da América Latina será disputada de 27 a 30 de julho com provas online por meio do simulador Virtual Regatta, aplicativo oficial da World Sailing. Além da parte esportiva com mais de 20 regatas inshore, o MIT Talks trará referências em vela oceânica, sustentabilidade e economia para painéis virtuais no estilo TEDx e Sail in Festival.

Virtual Regatta - Semana de Vela de Ilhabela 2020 - Evento Virtual

Segundo a organização do evento, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela segue as orientações das autoridades brasileiras no combate ao COVID-19. Todas as atividades serão feitas remotamente, inclusive as palestras e a canoa de cerveja.

“O formato será bem diferente, mas com o mesmo espírito que eu conclamei a não deixarmos enfraquecer, o espírito da vela! E não deixaremos mesmo. Velejaremos até virtualmente!”, completou Mauro Dottori.

Em 2019, a Semana Internacional de Vela contou com 120 barcos espalhados por nove classes, além de mais de 100 profissionais de produção, logística e segurança. Veja os resultados da completos da 46ª edição no site sivilhabela.com.br/resultados A edição 2020 estava marcada para o período de 4 a 11 de julho, mas foi repensada diante da pandemia de COVID-19. Inicialmente seria cancelada, mas a organização encontrou um novo formato para não deixar o evento passar em branco.

Como serão as regatas virtuais

Organizados em um grupo de WhatsApp chamado ‘Virtual Regatta Brasil’, os gamers fazem treinamentos diários. E prometem elevar o nível técnico da competição. As provas virtuais vão usar um videogame que simula regatas em raias espalhadas pelo mundo. As inscrições serão gratuitas, mas limitadas.

Estão programadas 20 regatas virtuais entre eliminatórias, semifinais e final na opção inshore do game. Antes da primeira largada será feito um briefing técnico e um warm-up (aquecimento) com uma introdução sobre a plataforma.

Na opção online, as regras são as mesmas para a modalidade real e o evento terá uma comissão de árbitros e fiscais para validar os resultados. Tanto dentro d’água quanto na frente do computador o celular, a diversão é garantida.

Os e-gamers brasileiros já se destacam em regatas nacionais e até internacionais. A maioria joga à noite, quando as agendas dos competidores batem. Os organizadores escolhem salas e definem quais classes em disputa. Tradicionais categorias da modalidade estão no simulador como J70, Star, Nacra, 49er, Laser, Offshore, Formula18 e F50.

Um dos destaque é o brasiliense Allan Godoy, que trabalha como treinador de vela na capital federal. “Jogar online permite estudar o vento (birutinhas, buracos e rajadas), testar o grau de orça saindo do barco e da boia, fazer o aquecimento (contagem de bóia, balão, aceleração) e traçar os planos da regata e seus recursos de navegação”.

Velejador e morador de Ilhabela (SP), Samuel Solano - Semana de Vela de Ilhabela 2020 - Evento virtual

Velejador e morador de Ilhabela (SP), Samuel Solano

Velejador e morador de Ilhabela (SP), Samuel Solano, bicampeão do Virtual Skipper Cup Brasil e campeão sul-americano do simulador em 2020 acredita que a Semana Internacional de Vela virtual será importante para preencher um espaço vazio no País em e-games da modalidade.

A abertura do evento será na segunda-feira, 27 de julho, às 19h. Todos os nomes dos palestrantes e o Aviso de Regata virtual serão anunciados nos próximos dias.

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar