Redes sociais

Publicidade

Semana Lixo Zero Ilhabela 2019

Semana Lixo Zero discute gestão de resíduos e recursos em Ilhabela

Ilhabela participa da Semana Lixo Zero 2019, que reúne mais de 100 cidades de todo país e discute a gestão de resíduos e economia de recursos públicos

Ilhabela faz parte do movimento nacional “Semana Lixo Zero” que já está em mais de 100 cidades brasileiras com ações de conscientização sobre a gestão do lixo. Desde o dia 18 até o dia 27 de outubro, a cidade está recebendo palestras, mobilizações sociais, mutirão de limpeza, rodas de conversa, cinema, oficinas e visitas de estudantes ao Viveiro Municipal.

No arquipélago, o evento é organizado pela Flow Desenvolvimento Sustentável e Consciente em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ). As ações este ano têm como foco a conscientização de que cada indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. A ideia é mostrar para a sociedade que é preciso estabelecer uma nova forma de se relacionar com os resíduos, buscando alternativas e técnicas que possam beneficiar estes resíduos dentro de Ilhabela. Além disso, o investimento em compostagem de resíduos orgânicos reduz a carga da logística de transporte para fora da cidade, gerando emprego e renda e fomentando a economia circular.

Semana Lixo Zero Ilhabela - Limpeza de Mangue da Balsa

“Hoje, cada um de nós gasta mais de R$ 100 por ano com coleta e destinação do lixo. Se transformarmos isto em escolas, são mais de 10 mil escolas jogadas no lixo, literalmente. Ou 20 mil postos de saúde, 15 universidades federais, 15 mil quilômetros de estradas, por exemplo. Isto por ano, todos os anos. Em resumo, estamos jogando melhorias para as cidades no lixo”, explica o presidente do ILZ, Rodrigo Sabatini.

Lixo Zero em Ilhabela

A cidade sancionou em 2018 a Lei 1.308 de autoria do vereador Luiz Paladino, contribuindo para manutenção da qualidade de vida e belezas naturais, principal atrativo do turismo. De acordo com os organizadores, Tatiana Araújo, Samuel Costa e Fernanda Frediani, a expectativa para esta edição é engajar os diversos atores da sociedade civil: cooperativas e associações locais, entidades públicas e privadas e instituições de ensino em locais estratégicos da cidade. “Queremos envolver cada vez mais as pessoas para que possamos espalhar a mensagem de que é possível mudar hábitos de consumo com uma gestão mais eficiente dos resíduos sólidos, tornando Ilhabela uma cidade Lixo Zero”, destacam os organizadores.

O evento tem apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Para a secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães “a Semana Lixo Zero é um momento importante de reunir sociedade civil e poder público em ações que colaborem com a educação ambiental sobre a redução e encaminhamento correto dos resíduos sólidos”.

O que é o conceito Lixo Zero?

Segundo o ILZ, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários.

De acordo com o conceito estabelecido pela Zero Waste International Alliance (ZWIA) lixo zero é “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Mobilização

Em parceria com instituições públicas e privadas locais, a ideia da Semana Lixo Zero, além de conscientização, é mostrar para governos e sociedade que é possível gerir de forma mais inteligente o lixo gerado por todos. O encaminhamento correto dos resíduos, evitando o máximo possível a sua geração, são algumas propostas trabalhadas em diversas ações realizadas em cidades como Florianópolis, Joinville, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Santos, Recife, Manaus e até a pequena Marau, de 50 mil habitantes, no Rio Grande do Sul.

Confira a programação completa da Semana Lixo Zero Ilhabela clicando aqui.

Mais Informações: www.facebook.com/ilhabelalixozero

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar