Redes sociais

Publicidade

Semana Lixo Zero Ilhabela - 2020

Semana Lixo Zero Ilhabela – Bons exemplos inspiram

Começou no dia 24 de Outubro e vai até o dia 01 de Novembro de 2020 mais uma Semana Lixo Zero Ilhabela. Este ano, devido à pandemia do coronavírus que ainda estamos enfrentando, o evento está acontecendo de uma forma diferente.

Com vídeos temáticos de ações positivas com a questão do lixo e meio ambiente, o objetivo é inspirar e multiplicar, germinando a transformação e mudança de atitude em mais pessoas possíveis.

A Semana Lixo Zero é uma mobilização nacional, fomentada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, para tratar o tema em torno da redução, gestão e destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. Em Ilhabela, foi instituída através da Lei 1806/2018 e é parte do calendário anual do município, com objetivo de incentivar ações locais com os seguintes temas:

  • Consumo consciente
  • 5 R’s – Recusar, Reduzir, Repensar, Reutilizar e Reciclar
  • Ações para a sensibilização social

Localmente, o Sustenta é o mobilizador da Semana Lixo Zero Ilhabela em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Por meio de diversos conteúdos, divulgados pelo Instagram do @sustentailha, a missão é engajar a todos nessa causa. “Acreditamos que a transformação é baseada pelo exemplo e, por isso, queremos divulgar as pessoas e projetos que fazem acontecer para que inspirem aqueles que desejam ser parte da mudança para um futuro melhor”, afirmam as coordenadoras da Semana Lixo Zero Ilhabela, Cris Heimpel e Fernanda Frediani.

Para elas, este é o momento de tratar um assunto muito falado, mas ainda com muitos desafios a serem superados, dar voz aos protagonistas nesta missão é o papel da organização do evento.

Confira a programação da Semana Lixo Zero Ilhabela 2020

Semana Lixo Zero Ilhabela - 2020 - Programação

Semana Lixo Zero Ilhabela - 2020 - Programação

Tampinhas que viram arte para conscientizar

Durante os dias 18 a 30 de setembro, foi realizada uma Campanha de Arrecadação de Tampinhas plásticas e de alumínio, itens que estão entre os 08 resíduos mais coletados em mutirões de limpeza de praia, por descarte irregular.

Em Ilhabela, a campanha engajou comércios, escolas, famílias, e incluiu ações de limpeza de praia. A intenção foi compartilhar um novo olhar para este resíduo gerado em grande escala e, muitas vezes, encontrado em abundância nas faixas de areia por descarte inadequado.

Depois da arrecadação, as tampinhas viraram arte, por meio de uma intervenção urbana que criou um Mosaico de Tampinhas. No painel, o fundo do mar e sua fauna representam um ecossistema muito impactado por este resíduo. Veja no vídeo como foi esse processo.

Quem quiser conferir de perto o resultado, visite o PEII da Barra Velha.

Seja você também a mudança que quer ver no mundo! Acompanhe os conteúdos dessa semana no Instagram, mude você e, talvez, inspire o mundo a mudar.

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar