Quem passeia pela ciclovia na orla da Praia do Perequê, em Ilhabela, já deve ter reparado em uma grande estátua de baleia, como se estivesse “saltando” no mar à frente. É a réplica da Baleia Jubarte “Pipoca”, que já virou ponto turístico e de fotos em Ilhabela. As crianças adoram!
As baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) visitam as águas brasileiras entre o outono e a primavera para se reproduzir. Quase extintas pela caça indiscriminada no século XX, hoje estão se recuperando e reocupando as áreas originais de distribuição da espécie, como as águas de Ilhabela e região, que são um hotspot com nada menos que 12 espécies de baleias e golfinhos na costa brasileira!
“Pipoca” é uma baleia jubarte que foi identificada ao sul de Ilhabela em junho de 2018 pelos pesquisadores Julio Cardoso e Arlaine Francisco, do Projeto Baleia à Vista (contamos mais sobre eles aqui). Através da foto dos desenhos da parte inferior da cauda, que são próprios de cada animal, é possível acompanhá-la ao longo da vida e registrar as áreas onde ocorrem. Esta baleia em particular saltou mais de 30 vezes! Daí seu apelido “pipoca”.