Roteiro para um fim de semana incrível em Ilhabela
Que tal se desligar da rotina da cidade grande e ficar bem pertinho da natureza? Confira um roteiro de fim de semana, de sexta a domingo em Ilhabela com direito a praia, cachoeira, trilha e observação de pássaros.
Se acabaram os feriados, as tão sonhadas férias ainda estão longe e você precisa de um final de semana para dar aquela relaxada e recarregar as energias, Ilhabela é o destino que procura. A 200km de São Paulo, a ilha tem dezenas de praias (algumas, desertas), cachoeiras e quedas d’água (os moradores dizem que dá para conhecer uma por dia, o ano todo, sem repetir nenhuma), trilhas numa das maiores reservas de Mata Atlântica do mundo e uma baita estrutura. Tudo isso vai te fazer esquecer de todos os problemas.
Aí vai uma sugestão de atividades para quem quer curtir Ilhabela em um roteiro de fim de semana:
Sexta-feira
Quem bate cartão das 9h às 18h no escritório, costuma chegar na ilha à noite. Para não perder muito tempo na fila da balsa – o trajeto de São Sebastião a Ilhabela só leva uns 20 minutinhos – recomendamos fazer o agendamento online da travessia com antecedência. Custa mais, mas tem a economia de preciosos minutos.
Em terra firme, a dica é ir para a Vila, o centro histórico cheio de restaurantes que ficam abertos até tarde. Dá para comer crepe na Creperia N’Areia, jantar pratos à base de frutos do mar no Manjericão, ou provar um petisco no Bar SP, que promete fechar só depois que o último boêmio for embora.
Aproveite para apreciar as casinhas e construções antigas que ficam ainda mais charmosas com a iluminação ligada à noite. Destaque para a Igreja Matriz, no topo de uma escadaria, e a antiga cadeia e fórum da cidade.
Sábado
Logo cedo, pegue o carro e vá conhecer as praias de Ilhabela. No extremo norte, fica a famosa Jabaquara, a última com acesso pela estrada. Com 500m de extensão, água transparente e mata praticamente intocada, é perfeita para quem quer curtir um lugar com ar selvagem. Lá tem um mirante com uma vista de tirar o fôlego.
Depois de um banho de mar, dá para pegar a estrada novamente e seguir sentido sul. Se esporte de vela é a sua praia, a Armação é o point. A ventania daqui é perfeita para os praticantes de kitesurfe e windsurfe. Tem escola de vela que oferece aula e aluguel de equipamentos.
Se bater a fome, dá para almoçar ali ou mais para frente, na Praia do Viana, com restaurante à beira-mar.
Nas praias do sul, uma ótima parada para ver a vida marinha são a Praia das Pedras Miúdas, onde está a Ilha das Cabras, um santuário ecológico rodeado por peixes, e a Praia do Portinho, onde vira e mexe tartarugas marinhas dão um rolê.
Agora, se você prefere uma praia mais tranquila pra ficar sossegado, a Feiticeira pode ser uma boa alternativa. Sem bar ou quiosque, é ideal para estender a canga e ficar de boa. Por que Feiticeira? A gente conta nesse vídeo aqui.
Depois do tour praiano, uma parada pra fechar a noite no Ardhentia, uma galeria com mesas ao ar livre em cima de um deck de madeira, onde rola música ao vivo toda sexta e sábado. Jante na Esfiharia Emirados, no Kalango Bar e Café, especializado em comida mexicana, ou então no In Temakeria. São várias opções de ótimos restaurantes.
Domingo
Se a ressaca bateu no dia seguinte e o melhor é pegar leve, por que não renovar as energias numa cachoeira? A da Toca fica praticamente dentro da cidade e dá para ir de carro. O lugar tem uma “ducha natural”, poços de água cristalina, um “tobogã” nas pedras, banheiro, estacionamento e um bar onde vende sorvete e bebida o ano todo. O local cobra uma taxa de R$20,00, para ajudar na conservação do parque, que fica dentro de uma propriedade particular.
Um passeio mais longo, que começa de manhã e termina no meio da tarde, é atravessar o Parque Estadual de Ilhabela por uma estrada de terra mata adentro, cheia de sobe e desce, travessia de rio e um cenário de muito verde. Nem arrisque usar o seu veículo se ele não for 4×4. Tem empresas de passeios que fazem esse tour com jipe.
Assista ao vídeo e veja como é a Trilha para Castelhanos
O fim do passeio é na Praia de Castelhanos, com ilhotas que brotam das águas agitadas e formam um visual desses de filme. Dá uma olhadinha nesse vídeo que mostra curiosidades do roteiro.
Se tiver pique ainda dá pra fazer uma trilha até a Cachoeira do Gato, que fica ali perto.
Uma outra opção é fechar o fim de semana num clima mais relax, passarinhando. Uma ilha com mais de 80% de Mata Atlântica é o paraíso para quem adora observar os pássaros. São quase 360 espécies de aves que podem ser vistas em trilhas, guiadas ou não. Saiba mais sobre o Birdwatching nesse post.
Escolha uma atividade para o último dia e curta uma refeição à beira-mar para se despedir da ilha. O Gaudí é um restaurante que fica no Perequê, praia pertinho da balsa e já no caminho pra ir embora.
Se depois de um final de semana desse você ainda não voltar para casa renovado, só tem uma opção: antecipe suas férias. E volte pra cá, claro. Tem muito mais o que fazer em Ilhabela, é só dar uma olhada nas nossas Dicas e Roteiros. Esse aqui é só o começo.
Você já visitou Ilhabela e sugere outras atividades para quem está vindo passar o fim de semana aqui? Deixe a sua dica nos comentários!
filmes ao vivo
Uau, isso fߋi estranho . Eu só escrevi um muito longo comentário, mаs depois que eu cliquei enviar mеu comentário nãⲟ aparecem.
Grrrr… Bem eᥙ nãⲟ estou escrevendo tudo isso de novօ.
De qualquer foгma , ѕó queria dizer fantástico blog!
Cristina
Oi Giovanna! Obrigada pelo elogio! Nossos comentários passam por moderação antes de publicarmos, mas não chegou outra mensagem sua, só essa. Sinto muito, obrigada de qualquer forma 😉