Redes sociais

Destino de Ecoturismo: Ilhabela investe na estruturação de seus atrativos naturais

Destino de Ecoturismo: Ilhabela investe na estruturação de seus atrativos naturais

Destaque entre os principais destinos de ecoturismo do Brasil, Ilhabela investe na manutenção e sinalização de trilhas no Parque Estadual para receber cada vez mais visitantes interessados em natureza

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, segue investindo na estruturação de seus atrativos turísticos, consolidando a cidade como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Em ações contínuas de preservação e valorização ambiental, a cidade renovou recentemente a sinalização interpretativa das trilhas.

Após um investimento na manutenção e clareamento de cerca de 30 km de trilhas em 2024, Ilhabela avança neste ano com a renovação da sinalização interpretativa. A primeira trilha a receber a nova sinalização foi a Trilha da Água Branca, localizada no Parque Estadual de Ilhabela – uma das mais procuradas pelos turistas, recebendo mais de 3.600 visitantes por mês. A ação foi iniciada em janeiro, durante as comemorações dos 48 anos do Parque, e agora chega à sua conclusão. Além disso, outras trilhas da região, como a Trilha dos Três Tombos, a Trilha do Veloso, a Trilha do Bonete e a Trilha do Baepi, também passarão por melhorias semelhantes nos próximos meses.

Google Trekker - Trilha do Bonete em Ilhabela

Em 2016, a equipe do Ilhabela.com.br mapeou a Trilha do Bonete para o Google Street View

Essa renovação faz parte da estratégia de Ilhabela para se manter como um destino de ecoturismo o ano inteiro, especialmente com a chegada do outono, estação que convida à prática de atividades ao ar livre. A cidade não só oferece atrativos naturais, mas também está preparada para atender turistas de diferentes perfis e idades, com atividades diversificadas como birdwatching, observação de baleias, mountain bike, trekking, off-road e montanhismo.

“Em janeiro, iniciamos com a instalação de 17 placas interpretativas na Trilha da Água Branca, compartilhando informações sobre as espécies de árvores e curiosidades sobre a vegetação local. Agora, finalizamos a instalação de novos adesivos nas placas maiores, com informações gerais sobre a trilha, fauna e flora. A nossa meta é expandir esse trabalho para outras trilhas, criando uma rede de conhecimento e sensibilização ambiental para nossos visitantes”, explica Aurélio Rufo, Coordenador de Planejamento e Estruturação do Turismo.

Cachoeira da Trilha da Água Branca, no Parque Estadual de Ilhabela

Primeiro poço das Cachoeiras da Trilha da Água Branca, no Parque Estadual de Ilhabela

Segundo dados do Ministério do Turismo, o ecoturismo é uma das modalidades que mais cresce no país, com o aumento da busca por viagens que aliam natureza, preservação ambiental e aventura. Além disso, o turismo sustentável atrai turistas conscientes da importância da conservação ambiental.

“O ecoturismo é uma das grandes forças econômicas de destinos turísticos como Ilhabela, responsável não apenas pela geração de emprego e renda, mas também pela preservação dos nossos recursos naturais. Com um planejamento contínuo e investimentos em infraestrutura, estamos prontos para receber turistas do Brasil e do exterior o ano inteiro”, afirma Harry Finger, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela.

Em nosso site, você encontra informações detalhadas sobre o que fazer na cidade, incluindo dicas sobre o Parque Estadual de Ilhabela, sugestões de passeios e acesso a agências de receptivo, guias de turismo e monitores ambientais que podem conduzir roteiros por trilhas e cachoeiras da ilha.

Vista do alto do Pico do Baepi (Foto: @elas_mundo_afora)

Vista do alto do Pico do Baepi (Foto: @elas_mundo_afora)

Sem dúvida, Ilhabela é muito mais do que praias. A cidade se destaca como um destino completo, atraindo turistas de toda parte do mundo, que buscam uma experiência única na natureza.

Escreva um comentário

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar