Vai começar a Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica 2025
Em edição comemorativa de 25 anos, evento traz novidades e promete agitar o cenário da vela oceânica no Brasil. Primeira etapa começa neste fim de semana
Ilhabela dá a largada para mais uma edição da tradicional Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Este ano, o evento completa 25 anos, e a programação promete ser muito especial. A primeira etapa da competição acontecerá nos dias 15, 16, 22 e 23 de março de 2025, reunindo velejadores de todo o Brasil em um dos melhores destinos náuticos do país. O evento promete regatas emocionantes, com ventos desafiadores e um cenário paradisíaco.
A Copa Mitsubishi é uma das competições mais aguardadas do calendário da vela oceânica, atraindo embarcações de alto desempenho e grandes nomes do esporte. A competição, disputada regularmente desde 2001, possui quatro etapas anuais, cada uma envolvendo dois finais de semana consecutivos. O Yacht Club Ilhabela recebe cerca de 40 embarcações por etapa, incluindo-se as inscrições de todas as classes. Este ano, além das regatas, o evento também conta com uma programação social para participantes e visitantes, tornando a experiência ainda mais especial.
Relaxa Building, da C30, na Copa Mitsubishi em Ilhabela (Aline Bassi / Balaio de Ideias)
25 anos de Circuito Ilhabela de Vela
A organização da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica divulgou o Aviso de Regata para a primeira etapa de 2025, que acontece em março, nos dias 15, 16, 22 e 23 de março e abre o calendário de vela na Capital da Vela.
Esta primeira etapa marca o início das regatas comemorativas dos 25 anos da Copa Mitsubishi e já traz uma novidade para os velejadores da classe RGS Cruiser. As regatas da classe serão disputadas nos dois finais de semana e não apenas em um, como ocorria até o ano passado. Uma oportunidade para a classe de acumular “milhas navegadas” e aumentar a participação no evento da vela oceânica mais regular do Brasil.
Na noite de sexta-feira (14/3), o Yacht Club oferecerá um coquetel de boas-vindas às tripulações e familiares para brindar o jubileu de prata da competição que atinge seu 25º aniversário. Para motivar as crianças a irem para o mar, ainda estão programadas atividades para os filhos de todos os velejadores inscritos na Copa Mitsubishi: Clínica de Vela para jovens de 8 a 13 anos e Vivência na Vela para crianças de 4 a 7 anos. A tradicional canoa de cerveja aguardará pelas tripulações na varanda do YCI após cada regata.
Dias 22 e 23 prosseguem as regatas, com um almoço especial no Yacht Club de Ilhabela, que será realizado no domingo, e as premiações da etapa.
Tonka, do Yacht Club Ilhabela (YCI), atual campeão Brasileiro de da Semana de Vela (foto: Aline Bassi / Balaio de Ideias)
Classe C30 chega renovada para edição de 2025
Com equipes renovadas e reforçadas, a competitiva Classe C30 está animada para iniciar a temporada 2025. O Tonka, do Yacht Club Ilhabela (YCI), atual campeão Brasileiro de da Semana de Vela, terá praticamente duas tripulações sob comando de Demian Pons, devido ao revezamento que as competições internacionais exigirão. O Bravo, do Iate Clube de Santos, do comandante Jorge Berdasco, também apresentará uma equipe renovada. O atual campeão da Copa Mitsubishi é o Relaxa Building (YCI) de Tomás Mangabeira.
O experiente Geison Mendes, do vitorioso Tonka, revela a programação para 2025. “Nosso plano neste ano é focarmos na Semana de Vela de Ilhabela, que também corresponderá ao Brasileiro de C30. Na primeira etapa da Copa Mitsubishi, teremos uma tripulação alternativa, que vai revezar com a equipe de 2024 ao longo desta temporada, devido a algumas competições internacionais. O time estará completo, inclusive com o tático Robert Scheidt, no Warm Up e na Semana de Vela”, esclarece o trimmer e estrategista do Tonka.
O comandante do Bravo destaca a preparação para a temporada. “A tripulação virá renovada para a Copa Mitsubishi, por questão de agenda dos velejadores. A primeira etapa, a partir deste sábado, será importante para a gente encaixar o time. Além das quatro etapas do Circuito Ilhabela, vamos priorizar a Semana de Vela, em julho, que neste ano volta a valer, também, pelo Campeonato Brasileiro da Classe C30. Vamos para mais um ano de aprendizado em Ilhabela, que proporciona as mais variadas condições de vento. Todas as tripulações na C30 estão muito bem treinadas, mas estamos animados e vamos para cima”, exaltou Berdasco.
Veleiro Caiçara KAT Technologies – Classe C30 – Copa Mitsubishi Circuito Ilhabela de Vela Oceânica (Foto: Aline Bassi / Balaio de Ideias)
Serviço:
Datas: 15, 16, 22 e 23 de março de 2025
Local: Saída do Yacht Club de Ilhabela (YCI), com regatas no Canal de São Sebastião, Ilhabela