Contato

Redes sociais

Considerada uma das praias mais belas do Brasil, a Praia de Castelhanos é um dos principais roteiros turísticos da Ilha e também a favorita da turma off road. Isso porque o acesso principal é por uma estrada de 15km que corta a Ilha no sentido Oeste a Leste, por meio da exuberante flora da Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela, e só veículos 4×4, motos ou bicicletas são permitidos. Para os mais corajosos, é possível fazer a trilha a pé.

Também é possível chegar de barco, e várias agências de passeios oferecem roteiros de flexboat parando em outras praias paradisíacas no caminho, como a Praia da Fome e Saco do Eustáquio.

Na chegada, a recompensa: uma praia de areias claras com cerca de 1,5km de extensão – uma das maiores da ilha – e mar aberto com ondas (diferente do lado Oeste da Ilha) onde é possível a prática do surf. Suas fotos mais famosas são de sua baía de águas azul claras formando um coração, que pode ser avistado de um mirante onde se chega por uma pequena trilha no canto da praia.

Os habitantes da região são uma antiga comunidade caiçara, muitos trabalham no atendimento aos turistas nos diversos quiosques com serviço de bar, restaurante e estrutura de praia. A partir de lá, é possível fazer diversas trilhas para as praias vizinhas, como a Praia Mansa e a Praia Vermelha, saiba mais sobre a trilha clicando aqui. Também é possível visitar a Cachoeira do Gato, uma das maiores quedas da ilha, que pode ser vista do mar. Vale também a visita ao Mirante do Canto do Gato, no mesmo caminho da cachoeira, para conferir uma bela vista panorâmica da baía de Castelhanos.

Praia de Castelhanos - Ilhabela - Turismo de Base Comunitária Castelhanos

Turismo de Base Comunitária Castelhanos

A partir de 2017, um programa de capacitação em Turismo de Base Comunitária e Monitoria de Trilhas buscou fortalecer o protagonismo do turismo local às comunidades da Baía de Castelhanos, criando uma nova oportunidade de roteiro sustentável para a região. Foi criado então um Núcleo de Turismo Comunitário, dentro da Associação Castelhanos Vive, para buscar uma forma sustentável e solidária de receber turistas em Castelhanos, que gere impactos positivos para a comunidade e para aqueles que a visitam. A ideia é levar aos turistas as experiências mais autênticas que os caiçaras de Ilhabela podem oferecer.

Com isso, hoje é possível se hospedar em Castelhanos, em campings ou chalés estruturados e gerenciados pela comunidade. Além disso, a experiência conta com atividades relacionadas a história, cultura, gastronomia, entre outras do dia-a-dia caiçara em uma das regiões mais bonitas do Brasil.

Saiba mais sobre o Turismo de Base Comunitária de Castelhanos acessando o site oficial do projeto: www.castelhanos.org.

Cerco de pesca - Praia de Castelhanos - Ilhabela - Turismo de Base Comunitária Castelhanos
Peixe Azul Marinho - Gastronomia - Praia de Castelhanos - Ilhabela - Turismo de Base Comunitária Castelhanos
Nascer do Sol na Praia de Castelhanos - Ilhabela - Turismo de Base Comunitária Castelhanos

Informações importantes sobre a visitação de Castelhanos

O acesso por terra para a Praia de Castelhanos é feito pelo Parque Estadual de Ilhabela, por isso, existem algumas regras como horários a serem seguidos e limite de veículos por dia. Para saber tudo sobre o Parque, clique aqui.

Dias e horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h.
Há horários específicos para entrada e saída do Parque sentido Castelhanos e sentido Centro de Ilhabela e número máximo de veículos por dia.
Número máximo de veículos por dia: 65 jipeiros, 42 particulares e 60 motos.
Só é permitido dirigir no sentido “ida” para Castelhanos: das 7h às 14h.
Estrada sentido “volta” para o Centro: de 15h às 17h.
O retorno é a partir das 15h e é necessário sair do Parque até as 18h. Programe sua viagem!
*Atenção, só é permitido a entrada de veículos 4×4 no Parque Estadual, por conta das condições da estrada de terra.

Mais informações: (12)3896-2585 / (12)3896-1646

Estacionamento:
Ao fim da estrada, o visitante encontra o Estacionamento da Praia de Castelhanos, onde é obrigatório estacionar o seu veículo e seguir a pé até a praia. Não é mais possível fazer a travessia do rio e chegar até a praia com seu veículo. Os jipes de passeio também param neste estacionamento.

Para preservar a Praia de Castelhanos e o rio, que é fonte de água doce para a comunidade, somente veículos de turistas que vão com hospedagem agendada estão autorizados a cruzar o rio, que fica além do estacionamento. Para o desembarque de idosos e pessoas com mobilidade reduzida, oriente-se no estacionamento e peça autorização para chegar até a praia.

Clique aqui e consulte o guia de uso do estacionamento para maiores detalhes.

Entrada do Parque Estadual de Ilhabela - Praia de Castelhanos - Ilhabela
Ponte na chegada à Praia de Castelhanos - Ilhabela

Veja no vídeo como é o Passeio Off Road para Castelhanos

Planeje sua

Viagem para Ilhabela

ionicons-v5-r

Cachoeiras

ionicons-v5-p

Gastronomia

ionicons-v5-i

Hospedagem

ionicons-v5-h

Passeios

ionicons-v5-l

Trilhas

0 Avaliações

Deixe sua avaliação

Informações de contato

Praia de Castelhanos - Castelhanos, Ilhabela - SP, 11630-000, Brasil

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar
X